8 cuidados que você deve ter com a sua saúde durante o verão

Com a chegada do verão, as temperaturas sobem e o nosso organismo fica propício a correr alguns riscos que podem acabar prejudicando o funcionamento normal do nosso corpo.

É durante o verão que as famílias tendem a visitar com mais frequência as praias, piscinas e clubes para se refrescarem durante a estação. E é justamente neste período que as pessoas acabam ficando mais expostas ao sol, desidratadas e contraindo outras complicações.

A seguir, listamos 8 cuidados importantes com a saúde que devemos ter durante o verão:

1 – Hidrate-se

Como já sabemos, o nosso corpo precisa de pelo menos 2 litros de água por dia. No verão, com o aumento das temperaturas, é natural a perda de líquido muito mais rapidamente devido ao suor e a transpiração. Por esse motivo, devemos sempre repor a quantidade de líquido necessária para mantermos o nosso corpo hidratado.

2 – Tenha uma alimentação leve

O clima quente faz com que o nosso corpo trabalhe bem mais para processar os alimentos. Nesse caso, uma alimentação mais pesada pode sobrecarregar o sistema digestivo, causando assim, problemas gastrointestinais.

As altas temperaturas também são responsáveis pela deterioração dos alimentos, principalmente os que ficam expostos por muito tempo. Por essa razão, aumenta-se o risco de uma intoxicação alimentar e recomenda-se então, a preferência por alimentos mais leves e saudáveis como frutas e verduras.

3 – Não exagere no consumo de bebidas alcoólicas

Embora o clima seja propício para ingerir aquela cerveja gelada ou até mesmo a famosa caipirinha, é bom estar atento ao seguinte detalhe: o álcool, estimula a perda de líquido através da micção e transpiração, podendo levar a desidratação.

4 – Proteja-se do sol

Esse cuidado deve ser tomado durante o ano todo, sobretudo, no verão.

Seja através de protetor solar ou qualquer outro item que possa nos proteger da exposição direta ao sol como chapéus, bonés, guarda-sóis, camisas com proteção UV, entre outros.

No caso do protetor solar é importante salientar a reposição do mesmo a cada 2 horas ou sempre que mergulhar no mar ou piscina. Recomenda-se também o uso de bloqueadores a partir do FPS 30.

5 – Evite a insolação

A hipotermia costuma ser bem comum no verão e traz alguns desconfortos como sudorese intensa, náuseas, dor de cabeça, tontura, entre outros.

A insolação, como é popularmente conhecida, acontece quando há uma grande elevação da temperatura corporal que desestabiliza os mecanismos de regulação de temperatura do nosso corpo. Geralmente, acontecem quando o indivíduo tende a permanecer em lugares muito quentes ou quando fica exposto muito tempo ao sol ou ainda devido ao esforço físico em excesso e sem a reposição de líquido necessária.

6 – Previna-se contra as micoses

Durante esta estação, a umidade e o calor são dois fatores que favorecem o aparecimento das micoses, principalmente nas unhas e entre dos dedos dos pés.

Então, para evitar o surgimento dessas infecções basta tomar alguns cuidados simples como: Calçar chinelos em ambientes muito quentes ou fechados; secar bem entre os dedos dos pés e em outras dobras do corpo; trocar imediatamente a roupa molhada por uma seca; evitar compartilhar objetos pessoais, incluindo roupas toalhas, pentes, entre outros.

7 – Reforce a atenção para com as crianças e idosos

Essas duas faixas etárias tendem a ter uma maior disposição para desidratação e insolação. Isso se deve ao fato de que ambas têm uma pele mais fina e sensível e ainda não possuem um maior desempenho do seu sistema termorregulatório.

Outro ponto importante é que enquanto os idosos acabam tendo uma diminuída percepção da sede, as crianças por estarem distraídas brincando, esquecem de beber água.

8 – Use roupas leves

Usar roupas leves e de cor clara auxiliam na hora de eliminar o calor do corpo.

Por isso, recomenda-se o uso de camisetas, shorts e/ou vestidos. Ao invés de roupas pesadas como o jeans ou de cores mais escuras, que tendem a absorver mais o calor no organismo.

Colocando em prática todos esses cuidados com a saúde durante a estação mais quente do ano, a diversão nas férias estará garantida!

Mas não custa lembrar que todos esses cuidados devem ser tomados ao longo do ano, sobretudo, no verão.

Mantenha a sua saúde em dia o ano todo!

Realize os seus exames no Boris Berenstein!