Câncer de pele – Um alerta constante

A nossa pele é o maior órgão do corpo humano e é composta pela epiderme (parte externa) e a derme (parte interna). Além de regular a temperatura do nosso corpo, ela também é responsável pela proteção contra agentes externos como a luz do sol, agentes infecciosos e químicos, entre outros.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA),no Brasil, a cada ano são descobertos cerca de 185 mil novos casos. Esse total corresponde a 33% de todos os diagnósticos desta doença no país. O câncer deste tipo é provocado pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele.

Como identificar?

Os primeiros sintomas podem ser identificados apenas ao observar o corpo, identificando manchas, sinais, ou pintas irregulares, que mudam de tamanho, forma e/ou cor. Ou podem vir apresentados em formas de feridas que não cicatrizam há mais de um mês.

Para qualificar melhor essa primeira observação, há um método bem simples conhecido como: ABCD, que implica na observação dos seguintes tópicos:

Assimetria da lesão: é importante observar se a metade da lesão é diferente da outra, pois este pode ser um indicativo de câncer.

Borda irregular: caso não seja liso o contorno na mancha, pinta ou sinal, pode também indicar o câncer.

Cor: Verificar a coloração da pinta ou mancha é um fator importante. Elas podem aparecer em diferentes tons de preto, marrom ou até avermelhadas.

Diâmetro: Se medir mais do que 6 mm, é bom procurar um acompanhamento médico para verificar.

É de extrema importância lembrar que, estas observações iniciais não são eficazes e nem tão pouco podem diagnosticar com clareza a presença do câncer de pele no indivíduo. Alertamos para a necessidade de um acompanhamento médico especializado para garantir a veracidade do diagnóstico.

Tipos de câncer de pele

Carcinoma basocelular (CBC) – Tem o seu surgimento nas células basais, que são encontradas na epiderme. O CBC, tem baixa letalidade e tem grandes chances de cura ao ser detectado precocemente.

Costumam aparecer frequentemente em regiões mais expostas ao sol como face, orelhas, couro cabeludo, pescoço, ombros e costas. Geralmente, apresenta-se como um nódulo-ulcerativo como uma pápula vermelha, brilhosa com uma crosta central, que pode sangrar com facilidade.

Carcinoma espinocelular (CEC)

Aparece nas células escamosas, que formam a maior parte das camadas superiores da pele. Há probabilidade de se desenvolverem em todas as partes do corpo e são duas vezes mais recorrentes em homens, do que nas mulheres.

Normalmente, apresentam uma coloração avermelhada e em forma de feridas espessas e descamativas que não cicatrizam e sangram. A sua aparência costuma se assemelhar a uma de uma verruga.

Melanoma

Este é o que costuma ter o mais alto índice de mortalidade, ainda assim, as suas chances de cura são estimadas em 90%, quando diagnosticado de maneira precoce.

Tem a aparência de um sinal na pele, nos tons de marrom ou preto, podendo alterar de cor, formato e tamanho. Estas lesões podem aparecer em lugares de difícil visualização, por esse motivo, é importante manter a vigilância constante e o acompanhamento de um profissional da área.

Como tratar?

O tratamento pode variar para cada tipo de câncer e também da localização do tumor.

Somente após o diagnóstico, o médico irá juntamente com o paciente, decidir a melhor opção para tratar a doença.

Mas de modo geral, as mais conhecidas opções de tratamento são: terapia local, radioterapia, quimioterapia e/ou cirurgia.

Quais os principais fatores de risco?

O fator de risco é quando algo ou alguma ação afeta a sua chance de desencadear o câncer. No entanto, os fatores de risco em sua maioria não causam diretamente a doença.

Os mais comuns são: exposição à radiação ultravioleta, principalmente a luz solar; pessoas que tenham pintas e/ ou sardas, pele e cabelos claros; histórico familiar; imunossupressão, entre outros.

Por esse motivo, é importante reforçar o cuidado com a pele e proteger-se do sol não apenas no verão, mas o ano todo. E ficar atento para qualquer possível surgimento de sinais, pintas ou manchas suspeitas pelo corpo.

Procure o seu dermatologista e fique em dia com a saúde da sua pele!

No Boris, você encontra os mais completos diagnósticos por imagem, agende já o seu exame conosco, CLICANDO AQUI!