Saúde ocular: Você cuida bem dos seus olhos?

Cuidar da saúde dos olhos parece não ser um hábito muito comum por parte da população. Isso porque, uma pesquisa indicou que 34% dos brasileiros nunca foram ao oftalmologista. E que cerca de 74%  recorreram ao atendimento médico somente após se queixarem de algum incômodo na visão. 

O que levanta outra questão importante quando se trata de saúde ocular, a maioria das doenças são silenciosas. Ou seja, não apresentam sintomas a não ser em estágio avançado, o que pode ser muito perigoso se não diagnosticado e tratado precocemente. 

O que é saúde ocular?

No olho existem inúmeras células, que são capazes de receber as ondas luminosas através da córnea, íris, cristalino e retina, transformando-as em impulsos nervosos. Esses impulsos são interpretados pelo cérebro humano como percepções visuais. Todo esse processo precisa estar funcionando perfeitamente bem para que possamos ter uma boa saúde ocular

Por que é importante preservar a saúde ocular?

Existem algumas doenças que podem ser bastante prejudiciais à saúde ocular, levando até a cegueira. Por isso, se faz necessário o cuidado contínuo com a visão. Conheça a seguir, algumas doenças que comprometem a visão: 

Glaucoma

É uma doença considerada silenciosa e que geralmente causa a perda da visão irreversível. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a doença é responsável por 2,4 milhões de novos casos. Aqui, no Brasil, a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) estima que cerca de 1 milhão de pessoas convivam com a doença no país. 

O Glaucoma afeta o nervo óptico, causando a perda irreversível de fibras nervosas e comumente está associado ao aumento da pressão intraocular. Pode ser desenvolvido desde o útero da mãe, porém é mais incidente em pessoas a partir dos 60 anos de idade. 

DMRI – Degeneração Macular Relacionada à Idade 

A DMRI, atinge a área central da retina, que é chamada de mácula e evolui com baixa de visão progressiva. Na degeneração macular relacionada à idade, acontece a perda progressiva de células do tecido da retina. E costuma acometer pessoas a partir dos 60 anos de idade e cerca de 20% da população com idade acima dos 80 anos. Estima-se que aproximadamente 30 milhões de pessoas no mundo sofrem com os vários estágios da doença. 

Olho seco 

A síndrome do olho seco é ocasionada pela por alterações na composição ou produção das lágrimas, prejudicando assim, a lubrificação natural dos olhos. 

Ela pode ocorrer por causa da deficiência ou evaporação da lágrima, ou ainda por uma associação dos dois fatores. Ainda são responsáveis pelo desencadeamento da síndrome do olho seco, fatores ambientais, variações hormonais e condições sistêmicas.

Alguns estudos epidemiológicos apontam que mulheres e idosos, possuem mais chances de desenvolverem a síndrome. Doenças sistêmicas como diabetes, artrite reumatoide e alterações da tireoide, também podem aumentar o risco para o surgimento do problema do olho seco.   

Conjuntivite 

Trata-se de uma inflamação da conjuntiva, membrana de aparência transparente e que é composta por vários vasos sanguíneos, que reveste o globo ocular. A conjuntivite pode ser infecciosa (causada por vírus, bactérias, fungos ou parasitas), ou de natureza alérgica, química ou tóxica. 

As virais são altamente contagiosas e geralmente acometem os dois olhos, podendo perdurar de sete a quinze dias. As alérgicas não são contagiosas e costumam surgir em épocas como outono e inverno, por exemplo. 

Catarata 

A catarata acontece quando o cristalino, uma lente natural que possuímos dentro dos olhos, fica opaca. Ela pode acontecer por causa natural, que é o caso mais comum com o avanço da idade, ou ainda de forma traumática ou congênita. 

Estima-se que todas as pessoas deverão ter a doença, por causa do envelhecimento natural do cristalino, que costuma acontecer a partir dos 50 anos de idade. 

A catarata é responsável pela maior causa de cegueira reversível do mundo. Mas quando tratada de maneira cirúrgica, a visão retorna ao seu estado normal caso não haja nenhuma outra doença no olho. 

E para celebrar o Dia da Saúde Ocular, separamos 05 cuidados essenciais para você cuidar melhor da sua saúde ocular, confira:

1- Procure manter uma alimentação saudável 

Procure consumir muitos nutrientes como ácidos graxos, ômega 3, luteína e zinco, por exemplo. Além de auxiliarem na manutenção da saúde ocular, eles ajudam na prevenção de doenças como catarata e degeneração macular. 

2- Não fume 

considerado um risco para o desenvolvimento de doenças oftalmológicas, como catarata e DMRI, o tabagismo pode afetar o nervo óptico.

3- Proteja a sua visão com óculos solares 

Use sempre óculos de sol com proteção UV. A exposição excessiva à luz do sol pode trazer vários danos à córnea, cristalino e à retina, de maneira gradual e cumulativa. 

4- Previna-se da síndrome do olho seco 

Para evitar o surgimento desse problema, evite o uso excessivo de telas e ao utilizá-las por muito tempo, pisque várias vezes e faça pausas a cada duas horas de uso. 

5- Consulte o oftalmologista regularmente

A consulta com o médico especializado pode prevenir e/ou diagnosticar diversas doenças da visão, mantendo assim a sua saúde ocular em dia. 

Não deixe a sua saúde ocular em segundo plano. Faça o seu check up regularmente e cuide melhor da sua visão