Como anda a sua saúde?

Entenda um pouco mais sobre o que é ser saudável de verdade 

Todos nós somos convidados a realizar exames periódicos para conferir se estamos realmente bem e prevenir algumas doenças. Mas afinal, apenas isso, nos classifica como saudáveis? 

O que muita gente não sabe é que o conceito de saúde vai muito além de não estar doente. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o conceito de saúde é definido como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, ou seja, a saúde é muito mais do que a ausência de doenças. 

Dia Nacional da Saúde 

E com o objetivo de celebrar a saúde aqui, no Brasil, foi criado no ano de 1967, o Dia Nacional da Saúde, comemorado no dia 5 de agosto. A data foi instituída pelo Ministério da Saúde e da Educação e Cultura, através do Decreto de Lei nº 5.352, de 8 de novembro, que homenageia o médico e sanitarista brasileiro, Oswaldo Cruz, que nasceu em 5 de agosto e contribuiu de maneira significativa no combate e erradicação das epidemias como febre amarela, peste bubônica e varíola. 

Além disso, chegou a fundar o Instituto Soroterápico Federal, que posteriormente, foi intitulado de Instituto Oswaldo Cruz. O Dia Nacional da Saúde tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da educação sanitária e conhecer mais a fundo o verdadeiro conceito de saúde e como alcançá-lo na prática. 

O que esperar dessa data?

Tanto a OMS, quanto as autoridades sanitárias do Brasil, têm o objetivo de despertar nas pessoas o zelo e o interesse em cuidar melhor da saúde de modo geral. Por esse motivo, nesta data são realizadas diversas ações voltadas para promover a qualidade de vida no cotidiano das pessoas. 

Através dessas ações as pessoas são estimuladas a adotar um estilo de vida mais saudável que compreenda uma boa alimentação, rotina de exercícios físicos, ingestão suficiente de água , lazer e descanso. 

A importância do avanço da ciência para a saúde

Cada pesquisa bem sucedida ou cada descoberta científica é fundamental para as nossas vidas e é sempre muito bem recebida e comemorada na sociedade. Hoje, mais do que nunca, estamos vivenciando e sobrevivendo ao caos instaurado pela pandemia do coronavírus, graças às vacinas, desenvolvidas através de incansáveis pesquisas e desempenho de toda a comunidade científica e sanitária de todo o mundo. 

Esse é um tema relevante e muito pertinente, que vem a calhar sobre o dia nacional da saúde, pois reforça a importância e a preocupação com o bem-estar das pessoas  e como devemos nos empenhar cada vez mais para construir uma sociedade mais saudável. 

A saúde no contexto atual 

Até um pouco antes da pandemia do covid-19, um tema que já vinha constantemente sendo difundido no meio digital, sobretudo nas redes sociais, é o assunto acerca da saúde mental

Uma temática que há muito era tida como tabu na sociedade, aos poucos foi sendo introduzida no contexto social, a partir do momento em que as pessoas começaram a perceber diversos sintomas, que inclusive estavam comprometendo diversos âmbitos da vida cotidiana.  

Os jovens, por exemplo, são um grupo bastante acometido pelas mazelas psicológicas nos tempos atuais, sobretudo em razão do uso exacerbado das redes sociais.  A busca por profissionais da área de psicologia/psiquiatria cresceu consideravelmente no decorrer da pandemia, o que reflete no adoecimento massivo da saúde mental da população, sobretudo os mais jovens.

Então, aproveitando o gancho desse assunto sobre saúde e bem-estar, gostaríamos de lembrar, que além dos check ups anuais que são extremamente importantes, não se deve esquecer de cuidar da saúde de maneira geral e efetiva. Uma boa alimentação, hidratação, descanso e lazer também devem fazer parte do cotidiano de cada pessoa.