Dia Mundial do Coração: saiba mais sobre a importância dessa data.

Sendo um dos principais órgãos do corpo humano, o coração tem um peso tanto simbólico como funcional para a vida dos seres humanos. O dia mundial do coração é comemorado na data de 29 de setembro e tem como objetivo alertar e conscientizar a população a respeito da importância de hábitos saudáveis para a saúde do coração. Esses hábitos giram em torno de ações corriqueiras do dia a dia até exames constantes para desenvolver rotinas mais saudáveis voltadas à saúde do coração. 

De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) é relatado que as doenças cardiovasculares são uma das principais causas de mortes diárias ao redor do mundo. Diante desse alerta, o dia mundial do coração foi criado para trazer uma atenção maior para essa causa tão importante e delicada. 

Principais fatores que impulsionam as doenças cardiovasculares.

Nos últimos 20 anos, a incidência de doenças cardiovasculares aumentou em 9%. Esse fator tem forte relação com a criação de hábitos nada saudáveis na vida das pessoas. A má alimentação tem grande influência no impulsionamento desse tipo de doenças, e a alimentação do brasileiro não ajuda em nada! 

Com uma culinária cheia de sal, açúcares, produtos industrializados, frituras e outros diversos abusos na alimentação, o brasileiro vem sofrendo muito com esse tipo de doença. Todos esses abusos servem como gatilhos para outros tipos de doenças como hipertensão, diabetes e obesidade. Existem alguns pontos específicos que também podem impulsionar as doenças cardiovasculares, são eles: 

– Tabagismo;

– Estresse;

– Doença da Tireoide;

– Colesterol alto;

– Histórico familiar.

O dia mundial do coração traz diversas opções e alternativas para uma vida mais saudável, tranquila e leve. Trouxemos algumas dessas alternativas que podem mudar a sua vida para sempre. 

O dia mundial do coração dando alternativas para uma vida mais leve.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) traz algumas recomendações básicas para ter uma vida mais saudável, como a prática de atividade física regular alinhada com uma alimentação balanceada. O indicado é que todas essas mudanças sejam acompanhadas por um profissional, assim você conseguirá adequar a mudança a sua rotina e alinhar metas e objetivos reais. 

Para uma mudança de alimentação, normalmente é recomendado a diminuição da concentração de sódio e açúcar, um dos principais causadores das doenças cardiovasculares. 

Existem uma lista de prevenções básicas que podem ser seguidas para melhorar ao máximo seu estilo de vida. A principal delas é que você procure profissionais qualificados e de confiança, algumas outras você vê a seguir: 

–  saia da vida sedentária, o tabagismo e comece a praticar atividade física, conforme orientação médica;

–  30 minutos de caminhada diária já ajuda o coração. 

–  siga uma alimentação saudável, sem gorduras ou frituras, dando preferência às carnes brancas;

– inserir vegetais, folhas e legumes na maioria dos seus pratos;

– Inserir uma fruta no lugar da sobremesa;

– evitar o excesso de açúcar, massas, pães e alimentos industrializados;

– diminuir a ingestão de bebidas alcoólicas.

Algumas receitas para o dia mundial do coração.

Diversas receitas são ótimas para uma dieta voltada para a saúde cardiovascular. Muitas pessoas ficam com um pé atrás quando se fala “receitas saudáveis”, mas dizer que esses tipos de alimentos são ruins é um tabu que precisa ser quebrado!
 

A alimentação é um dos meios mais práticos para melhorar sua saúde e precisamos começar com essa mudança agora. Receitas como o bolo de banana com açúcar mascavo, alface-crespa com salpicão de frango e uma famosa salada caesar são alternativas cheias de cores e sabores que agradam qualquer paladar. 

É necessário fazer com que cada vez mais a população se volte a uma alimentação mais saudável e distante do sedentarismo. Por isso, o dia mundial do coração alerta com a maior cautela para essas situações. Uma rotina mais saudável muda completamente a vida de qualquer um. 

Marque sua consulta e fique com a saúde em dia!

Fazer exames constantemente e ter uma rotina com médicos e consultas vai lhe garantir uma visão bem mais ampla sobre sua saúde e quais são os fatores da sua vida que precisam ser trocados ou articulados para ter um corpo mais saudável. Ter médicos de confiança e qualidade nessa etapa é de extrema importância já que, para cuidar do seu coração, você precisará ficar alerta a qualquer momento.

Então, agende os seus exames! A mudança é algo que tem que vir de você e esse é o primeiro passo para uma vida saudável. O dia mundial do coração é o melhor momento para essa mudança.