17 de Novembro: Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata

Saiba mais sobre esse momento tão importante

Próximo ao fim do ano, temos um momento super especial e importante para a saúde de muitas pessoas. O novembro azul é uma campanha criada para trazer cada vez mais atenção e dar incentivo para as pessoas se prevenirem contra o câncer de próstata.

Nesse período, existem muitos momentos voltados exclusivamente para os cuidados e atenções contra essa doença que ameaça a vida de muitas pessoas. Todos conhecem essa data importante, mas você tem certeza que sabe de tudo? Com isso, trouxemos diversas atenções para que você fique antenado nesse assunto e consiga se prevenir da melhor maneira. 

Como surgiu o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata?

Como já falamos, o dia mundial de combate ao câncer de próstata é comemorado na data de 17/11, data que também deu origem ao movimento do Novembro Azul. Esse movimento tem sua origem em 2003, na Austrália,com o objetivo de trazer mais visibilidade para a prevenção e combate a esse tipo de câncer. Esse momento tem a sua principal ação voltada para o lado preventivo e aos diagnósticos precoces da doença, que ajudam no combate e tratamento. 

Todo dia, 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e, aproximadamente, 3 milhões vivem com a doença. Sendo a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil, os dados voltados para essa doença são preocupantes, com aproximadamente 68.220 casos todo ano. 

O que é a próstata? 

A próstata é uma glândula que pertence ao sistema reprodutor masculino. Possuindo cerca de 20 gramas, ela é bem semelhante a uma castanha e localiza-se abaixo da bexiga.

Ela tem um papel super importante na produção do esperma, junto com as vesículas seminais. 

Principais prevenções e tratamentos para o novembro azul: 

A única forma de garantir uma cura para o câncer de próstata é através do diagnóstico precoce. Em todos os casos, o acompanhamento de um profissional (urologista) é essencial para que você tenha um processo menos conturbado. Para começar a ter acompanhamento, os homens com 50 anos são os mais indicados para realizar o exame de toque retal com frequência, assim o monitoramento será mais eficiente. Para pessoas com histórico familiar, o indicado é começar esse acompanhamento a partir dos 45 anos. 

O toque retal é super eficiente para permitir ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos. O exame de sangue PSA (antígeno prostático) também é outro tipo de prevenção super importante para a luta contra o câncer de próstata.

20% dos pacientes com esse tipo de câncer são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver uma suspeita.

Sintomas e sinais do câncer de próstata: 

O mais preocupante é que, no estágio inicial, esse tipo de câncer não apresenta nenhum sintoma. Em 95% dos casos, quando se apresentam sintomas, os tumores já estão em estados avançados, dificultando o processo de cura. 

Os principais sintomas no estado avançado são: 

  •  presença de sangue na urina e/ou no sêmen; 
  •  vontade de urinar com frequência;
  •  dores ao urinar;
  •  dor óssea.

É tempo de se tocar!

Com a chegada do novembro azul, a prevenção contra o câncer de próstata se torna algo imprescindível para a vida de muitos brasileiros! É sempre bom lembrar que os exames de toque são super importantes e não podem ser negligenciados. 

Durante o novembro azul, estaremos ajudando pacientes do HCP e você também pode contribuir com essa corrente de solidariedade. Basta apenas CLICAR AQUI e baixar a nossa revista “Mais Saúde” e pronto! Você já ajudou a salvar a vida de alguém. 

A cada download feito, o Boris estará doando R$1,00 em prol do Hospital de Câncer de Pernambuco. 

Clique, ajude e participe!