Exames cardiológicos e sua importância para o corpo humano

Cuide bem de si mesmo! 

Sendo um dos principais órgãos do corpo humano, o coração desempenha um papel importantíssimo para todo o organismo. Responsável por bombear sangue para todo o corpo, o coração precisa de muitos cuidados e atenções específicas para se manter em equilíbrio e em um funcionamento saudável. Os exames cardiológicos nesse momento são super importantes para a preservação da sua saúde. 

Principalmente se você quiser um tratamento eficiente ou um cuidado antecipado, optar pelos exames cardiológicos para monitorar seu corpo é a melhor maneira de garantir sua saúde. Com isso, trouxemos diversas informações e aspectos dos exames cardiológicos para você optar cada vez mais e cuidar mais de si mesmo. 

Quais são os principais exames cardiológicos? 

Praticar exercícios físicos, ter uma dieta balanceada e realizar consultas de rotina são algumas dicas básicas para uma pessoa manter sua saúde em dia. Em caso de pessoas que já detectaram uma alteração nos seus exames, como: Hipertensão, diabetes, colesterol alto e entre outros… É obrigatório a realização de uma avaliação cardiológica de rotina, com vários exames cardiológicos de checkup. A maioria deles não são invasivos e que, a longo prazo, conseguem ajudar na prevenção e controle das doenças. 

Mas, você conhece quais são os principais exames cardiológicos? Veja agora: 

  • Eletrocardiograma (“ECG”): 

Famoso por ser um exame rápido e de fácil execução, ele consegue detectar o ritmo do coração e pode indicar problemas cardíacos já nesse estágio. 

  • Radiografia de tórax: 

Consegue auxiliar na detecção de anomalias da aorta, avaliando o tamanho do coração. Porém, não possui muita precisão quando se quer avaliar a imagem pulmonar.

  • Avaliação Metabólica: 

Nesse caso, é feito uma avaliação metabólica do paciente, através da medição do consumo de oxigênio da Taxa de Metabolismo Basal (T.M.B.) e o valor calórico total. Assim, é possível compreender a energia gasta pelo organismo em 24H, requerimento energético e composição corporal. 

  • Ecografia de Carótidas: 

Exame não invasivo, onde o médico examina a carótida que está localizada na região do pescoço, através de um transdutor, gerando imagens e cores das artérias que são transmitidas no visor do aparelho de ultra-som. Com essas imagens, o médico pode avaliar irregularidades das artérias e lhe instruir melhor.  

Existem diversos outros exames importantíssimos, como: Ecocardiograma Transtorácico (ETT), Teste de Esforço (Teste ergométrico), Medida Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA) e alguns outros… Porém, ter um acompanhamento profissional constante fará com que seu médico consiga ter uma visão panorâmica da sua saúde. Assim, os exames serão melhor direcionados para você. 

Quais os sintomas de algo errado com o coração?

Como o coração atua por todo o corpo, quando existe algo errado nesse órgão, os sintomas podem ser percebidos em diversas regiões além do toráx. Porém, quando existe alguma indicação e sintoma de que algo está errado, normalmente  eles são de forma silenciosa e sutil. Com isso, se não forem detectados e tratados com antecedência, podem até levar à morte! 

Os cuidados voltados à saúde do coração precisam ser preventivos, mesmo que os sintomas sejam os menores possíveis. Assim, o órgão consegue fazer seu trabalho com excelência, levando sangue e nutrientes para todo o organismo. Por isso, trouxemos alguns sinais para você ficar alerta e se prevenir o quanto antes, confira: 

  • Dor no peito e maxilar: 

Mesmo sendo um sintoma relacionado à obstrução das artérias que pode evoluir para um infarto miocárdico, as pessoas não costumam relacionar esse sintoma à algo mais sério. Porém, devido ao grau desses sintomas, ficar ligado para eles é super importante. 

  • Xixi várias vezes durante o dia: 

Fazer xixi muitas vezes ao dia, principalmente à noite, pode ser um sintoma da insuficiência cardíaca. Esse hábito também é chamado de nictúria, sendo ocasionado pelo acúmulo de líquidos, já que a circulação pode não estar funcionando direito. Com isso, esse acúmulo é eliminado através da urina. 

  • Dores e inchaços nas pernas:

Alguns sintomas de dores e incômodos nos membros inferiores, podem ser problemas relacionados ao coração, mais especificamente à insuficiência cardíaca. Esses sinais começam a aparecer quando o coração não dão conta de bombear o sangue com pressão para todo o corpo. 

Com isso, acontece uma retenção de líquido e, consequentemente, dores e inchaços nas pernas, por conta da força da gravidade. 

  • Suor frio ou intenso:

Esses sintomas simples podem indicar casos preocupantes de infarto agudo no miocárdio. Esses sinais são bem comuns em pessoas que têm diabetes e usam a insulina para controlar a hiperglicemia e acabam tendo hipoglicemia. 

Porém, eles também podem significar casos graves de problemas do coração, fique sempre ligado!

Existem outros indicadores de problemas do coração. Para você conhecer melhor sobre todos e se prevenir, entre em contato com os melhores profissionais

Previna-se! 

Cuidar do coração é cuidar da sua vida! Com um acompanhamento constante e profissionais de saúde de qualidade, você consegue cuidar da sua vida e ter uma rotina muito mais saudável e segura. 

Não negligencie sua saúde, ter rotinas de cuidados consigo mesmo também é super importante. Com uma boa alimentação e exercícios físicos, você já consegue fazer uma revolução super saudável no seu dia a dia e, com os exames cardiológicos, você evita diversos problemas. 

Agende seus exames agora mesmo!