Dia Mundial da medicina integrativa

Conheça mais de perto essa data especial!

No dia 23 de janeiro, ainda no começo do ano, comemoramos o dia mundial da medicina integrada, uma profissão que vem se integrando cada vez mais na rotina hospitalar e que merece uma atenção a mais! Inserir opções de tratamentos alternativos, tanto em clínicas como em hospitais, vem se tornando uma prática mais constante. 

Em relação à medicina integrativa, ela é baseada na relação do paciente com os profissionais de saúde. Nesse caso, o agente principal da saúde é a própria pessoa que está sendo tratada, ela para de receber as orientações médicas passivamente e passa a atuar na melhora do seu próprio bem estar. Confira mais informações: 

Entenda mais a fundo sobre a medicina integrativa: 

Como já dito, nesse estilo de tratamento, o paciente é o agente principal da sua melhora. O profissional consegue observar o examinado de uma forma geral, conseguindo reunir mais de um doutor ou aspecto científico/mental para atingir um estado mais confortável e favorável para o indivíduo. 

De acordo com a medicina integrativa, os problemas precisam ser resolvidos para além do aspecto da saúde, se baseando em diversas facetas da medicina tradicional e mesclando com alguns métodos alternativos mais “incomuns”. Diante disso, quando alguma pessoa chega com queixas, ela precisará ser examinada em outras questões como no lado psicológico, espiritual, cultural e entre outros. 

E, além disso, todos os profissionais podem trabalhar em conjunto para atingir o bem-estar do paciente. Essa forma de tratamento consegue utilizar diversas bases científicas, como nutrição, psicologia, enfermagem e diversos outros…

Quais são as medicinas integrativas?

É sempre bom lembrar que, mesmo com muitos métodos e pensamentos que englobam esse tipo de tratamento, o conceito de medicina integrativa é baseado em uma mesma vertente e base teórica. As únicas coisas que irão variar ou ter alguma mudança mínima em todo o processo são os métodos que serão utilizados para trazer um clima mais confortável para o paciente. 

Porém, como essa espécie de medicina é baseada no conceito de INTEGRAÇÃO, é muito comum que esses outros métodos sejam aplicados. Confira algumas queixas comuns e métodos usados: 

  • ESTRESSE: aromaterapia, exercícios, hipnose, massagem, meditação, tai chi e yoga.
  • ANSIEDADE: hipnose, massagem, meditação e técnicas de relaxamento.
  • DOR: acupuntura, aromaterapia, biofeedback, hipnose, meditação, massagem e musicoterapia.
  • FADIGA: exercícios, massagem, técnicas de relaxamento e yoga.
  • PROBLEMAS PARA DORMIR: exercícios, técnicas de relaxamento, tai chi e yoga.
  • NÁUSEAS-VÔMITOS: acupuntura, aromaterapia, hipnose, musicoterapia.

A medicina integrativa no Brasil

A chegada desse novo método em terras brasileiras já é mais antiga do que você imagina! Desde 2006, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS já vem promovendo novos métodos de atuação na saúde. Além de estimular opções alternativas inovadoras e que tenham alguma contribuição social, essa política tem uma visão mais ampla sobre todos os impactos que esses tratamentos têm em relação às contribuições no desenvolvimento sustentável da comunidade.

Ou seja, a medicina integrativa no Brasil consegue estimular o envolvimento responsável e de longo prazo das pessoas que estão envolvidas nos diferentes aspectos de efetivação das políticas de saúde. 

Qual a diferença da medicina integrativa para a medicina alternativa?

Sendo um conceito muito pouco defendido entre os profissionais de saúde, a medicina alternativa é um conceito que já foi muito confundido com a medicina integrativa. 

Vamos entender a diferença?

A medicina alternativa se baseia na utilização de outros métodos que substituam os tratamentos convencionais. Ou seja, ALTERAR o lugar de um método efetivo e cientificamente comprovado por algo que, em muitos casos, não possui uma comprovação. 

No caso da medicina integrativa, ela consiste no trabalho conjunto de vários profissionais, trazendo métodos não convencionais ligados às práticas da medicina tradicional. Essa medicina acredita que a integração e trabalho conjunto de várias áreas de pensamento é importante para se atingir um estado saudável. Porém, todos os métodos são BASEADOS em evidências científicas. 

A importância da medicina integrativa na rotina

Um processo de cura envolve vários aspectos do paciente, com o trabalho conjunto da medicina integrativa, é possível observar resultados mais rápidos e eficientes, já que trabalha diversos âmbitos, tudo isso comprovado cientificamente! Sendo importante no tratamento de doenças crônicas ou graves, as metodologias alternativas garantem que a mente, o espírito e as emoções do paciente também irão ser atendidas e “tratadas”. 

E, unido aos métodos convencionais, as opções alternativas ajudam a prevenir doenças e manter a qualidade de vida. 

Cuide de você mesmo!

Pensar no agora é importante, mas quando falamos de saúde, investir no momento atual pensando no futuro é a melhor opção! Por isso, busque sempre os melhores profissionais e os mais qualificados para garantir o acompanhamento ideal. 

Para o seu bem-estar, cuidar de você nunca é de menos, coloque sua saúde em primeiro lugar e aproveite uma vida mais leve, tranquila e sem impedimentos. Se cuide!