Entenda sobre a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência

Conscientize e previna! 

A Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na adolescência começa no dia 1º de fevereiro, para iniciar o mês com chave de ouro! Esses dias de conscientização foram incorporados ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)  e estão em prática desde 2019. Como qualquer campanha de conscientização, o principal objetivo dessa ação é trazer à tona assuntos sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência. 

Devido aos altos índices de casos e situações como essas, falar sobre esse assunto é super necessário! Com isso, confira algumas informações que irão mudar seu jeito de enxergar o mundo e, trará uma conscientização maior para o seu dia a dia. Vamos nessa? 

Dados e números sobre essa situação: 

Os índices voltados para a gravidez na adolescência no Brasil são considerados muito altos e preocupantes.  Recentemente, foi avaliado um número de 68,4 nascimentos para cada mil adolescentes entre 15 e 19 anos, isso representa quase 50% a mais do que a média mundial, que estava estimada em 46. Tudo isso é relatado pelo relatório da Organização Pan-Americana de Saúde (PAHO). 

Para ter uma visão mais ampla, estima-se que mais de 400 mil adolescentes se tornam mães por ano  no país. Isso significa que cerca de 18% dos brasileiros que estão nascendo, são filhos de mães adolescentes. 

Quais são os impactos da gravidez na adolescência? 

A gravidez na adolescência é acompanhada por um grau mais elevado de vulnerabilidade ou risco social em relação à mãe e ao filho. Os riscos à saúde são muitos, como: prematuridade, anemia, aborto espontâneo, eclâmpsia, depressão pós-parto e outros.

Além dessas questões de saúde física, a fase da adolescência constitui muitas mudanças emocionais e psicológicas. Em relação a isso, a gravidez consegue carregar muitas pressões psicológicas e emocionais, requerendo muita maturidade, um novo estilo de vida e quase uma “transformação” na rotina. 

Além disso, como a situação de adolescência não permite tanta independência financeira, os responsáveis pelos mais jovens ficam responsáveis por esse aspecto, gerando cada vez mais cobranças. Agora você entende o que a gravidez na adolescência pode causar! 

Por que isso continua ocorrendo e como podemos prevenir? 

Segundo o Ministério da Saúde, 66% das gestações em adolescentes são indesejadas, mas por que isso acontece? As razões mais pertinentes para essa situação são a falta de informação, apoio das redes familiares e sociais , entre outros. 

Em 2015, dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) constatam que 72,1% dos entrevistados, que tiveram pelo menos uma relação sexual, alegaram ter usado algum método para prevenir a gravidez ou ISTs. Porém, os altos índices só alegam que o acesso à conscientização e informação sobre as responsabilidades e riscos de uma gravidez precoce ainda precisam ser trabalhados e ampliados. 

A escassez de conhecimento e a dificuldade para obter métodos anticoncepcionais afeta diretamente um grande número de gestações em adolescentes. Sendo um problema de saúde pública, os governos precisam trabalhar cada vez mais essas questões, já que são um desafio a serem superados.

Além dessas questões diretas, existe uma validação dos direitos das meninas, adolescentes e mulheres jovens que precisam de atenção! É válido e justo que esses nichos tenham acesso e conhecimento aos diversos cuidados e serviços de uma gravidez, como: pré-natal e o parto humanizado. Atrelado a isso, esses direitos também envolvem o compromisso de garantir que essas jovens frequentem a escola e participem de atividades sociais, oportunidades e espaços que fortaleçam e promovam a convivência familiar e comunitária.

A atuação da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência nessa causa

Garantindo consequências diretas contra a prevenção da gravidez precoce, as campanhas na Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência conseguem trazer esperança para esse quadro tão urgente. 

Com suas campanhas, fica ainda mais possível levar informações sobre as causas, pontos negativos e precauções em relação a gravidez na adolescência. As mensagens transmitidas conseguem ser conduzidas aos públicos, gerando um contato direto e com mais impacto. Assim, o direcionamento e os métodos contraceptivos conseguem ser usados de uma maneira mais eficiente. 

É hora de se conscientizar! 

Sabendo de todas essas informações, é importante salientar sobre os cuidados e prevenções em relação à gravidez na adolescência.