A Obesidade afeta cerca de 650 milhões de pessoas no mundo

Saiba mais sobre o Dia Mundial da Obesidade

Desde 1975 os números de pessoas obesas quase que triplicaram e entre crianças e adolescentes, os números aumentaram quase cinco vezes. A obesidade atinge pessoas de todas as idades, classes sociais e diversos países. Além disso, ela é considerada um dos principais fatores de risco para o desencadeamento de várias doenças como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, hipertensão, AVC e alguns tipos de câncer. 

O Dia Mundial da Obesidade é celebrado no dia 04 de Março e tem como objetivo incentivar soluções práticas para ajudar as pessoas a alcançar e manter um peso saudável, como também realizar tratamento adequado e reverter a crise da obesidade.

A data também marca a luta pela restrição da comercialização de alimentos e bebidas com alto teor de gorduras, açúcar e sal para crianças e a tributação de bebidas açucaradas,proporcionando um melhor acesso a alimentos saudáveis. 

O que diz a OMS sobre obesidade?

Pela definição da Organização Mundial da Saúde, obesidade é o excesso de gordura corporal, em quantidade que seja prejudicial à saúde. Uma pessoa é considerada obesa quando seu Índice de Massa Corporal (IMC) é maior ou igual a 30 kg/m2 e a faixa de peso normal varia entre 18,5 e 24,9 kg/m2. Os indivíduos que possuem IMC entre 25 e 29,9 kg/m2 são diagnosticados com sobrepeso e já podem ter alguns prejuízos com o excesso de gordura.

Combate a obesidade 

A obesidade não é uma questão de estilo de vida: trata-se de uma doença crônica, recidivante e multifatorial e são inúmeros fatores que contribuem para o aumento da obesidade.

 A correria do dia a dia tem interferido diretamente na qualidade da alimentação da família brasileira, uma vez que as comidas mais rápidas e mais calóricas acabam sendo a preferência pela praticidade. Além da má alimentação, o sedentarismo, fatores endócrinos e genéticos podem ser causas da obesidade também. 

Segundo os médicos, em quase 100% dos casos de obesidade infantil, os pais são os culpados. Atualmente, uma em cada três crianças no Brasil apresenta excesso de peso, de acordo com o Ministério da Saúde. 

O tratamento ideal é constituído por etapas como mudança de hábitos, reeducação alimentar e prática regular de exercícios físicos. O incentivo dos pais em uma alimentação saudável e na prática de atividades físicas é de extrema importância. A intenção é que ao mudar a rotina do adulto, automaticamente mude a da criança.

4 maneiras de combater a obesidade:

1. Busque ter uma vida ativa 

O sedentarismo é um dos fatores de risco para a obesidade, principalmente em pessoas que já possuem predisposição genética para engordar. Por esse motivo, é importante buscar ter uma vida ativa! E manter-se ativo não significa necessariamente frequentar uma academia diariamente, ainda que essa seja uma ótima maneira de ficar com a saúde em dia e manter o peso ideal.  

Fazer caminhadas ou subir escadas em vez de usar o elevador já ajuda bastante. Ou trocar o carro ou transporte público pela bicicleta para ir ao trabalho, por exemplo, é outra alternativa que pode ser adotada no dia a dia para manter-se em atividade e combater a obesidade. 

2. Mude seus hábitos alimentares

A alimentação também tem um papel importantíssimo na manutenção do peso ideal e também para prevenir a obesidade. O ideal é manter uma dieta equilibrada, consumindo frutas, verduras, legumes, alimentos integrais, carnes magras, entre outros. 

3. Fique atento ao seu peso 

É comum a pessoa ganhar peso e só perceber isso quando a roupa começa a ficar apertada. Para evitar que você engorde muito sem perceber, faça um acompanhamento semanal de seu peso. Se perceber que está ganhando quilos extras, mude alguns hábitos para perdê-los. 

4. Tenha sempre um acompanhamento médico 

Visitar o médico regularmente ajuda manter a saúde em dia e o peso ideal. Fazer o check-up anual também ajuda na prevenção da obesidade. Realize consultas e exames para verificar se o seu organismo está funcionando normalmente, isso ajudará na prevenção de doenças, assim como a obesidade.  

5. Só coma quando sentir fome 

Algumas pessoas comem por ansiedade, além de ser um péssimo hábito, isso ainda contribui com a obesidade. Então, preste atenção aos sinais de seu organismo para identificar se sua vontade de comer é realmente fome. Evite beliscar entre as refeições! 

Vale ressaltar que pessoas que não têm o hábito de tomar água durante o dia, podem facilmente confundir fome com sede. Por isso, você deve tomar bastante água, pois ela ajuda a evitar a obesidade.