Dia mundial da saúde e nutrição: cuide de você para uma mente sã e um corpo são

Para uma vida equilibrada, cuidar tanto do corpo como da mente é uma atividade que precisa virar rotina. Para isso, o dia mundial da saúde é um forte aliado, ajudando muitas pessoas na busca por um equilíbrio. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a definição de saúde seria “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade”. 

Com isso, compreendemos que uma pessoa saudável não é aquela que não possui doença, mas é a que está bem consigo mesma e com a sociedade. Mesmo não sendo uma definição tão defendida, é possível entender que a saúde vai muito além de uma doença ou estado pleno de saúde. Por isso, vamos entender melhor sobre esse momento? 

Quando é comemorado o Dia Mundial da Saúde e Nutrição?

Comemorado no dia 31 de março, o dia mundial da saúde e nutrição se tornou uma oportunidade para incentivar conversas acerca das práticas nutricionais e avaliar a sua eficiência. Além disso, essa data traz à tona a importância de políticas públicas de prevenção, como a diminuição de alguns resíduos como o sal e açúcar e mudanças na rotulagem de alimentos. 

A prática da boa alimentação deve existir desde cedo, desde o aleitamento com o leite materno. Por isso, essa data se torna um momento importantíssimo para a saúde. A alimentação saudável é um direito humano básico, onde cada pessoa deve ter o acesso físico e econômico, sem interrupções,  à uma alimentação adequada. 

O que é nutrição e saúde? 

Sendo um assunto que desperta o interesse de muitas pessoas, a relação entre nutrição e saúde deve andar lado a lado. Esse tópico vem se tornando muito pertinente nos últimos anos, onde muitas pessoas estão confundindo nutrição com uma aparência física. No dia mundial da saúde e nutrição, essa ideia vem sendo trabalhada há muitos anos, mostrando que para se ter uma saúde física, não precisa necessariamente ter um corpo considerado “aceitável socialmente”. 

Esses dois conceitos também têm bastantes bases científicas, onde até hoje são analisados e estudados. 

O que fazer no dia da nutrição? 

Para essa data, trouxemos alguns hábitos que irão te ajudar a transformar sua rotina em algo mais saudável, incentivando seu bem estar. Para o dia mundial da saúde, aposte em dicas como:

  1. Um calendário de refeições saudáveis: assim você consegue administrar sua alimentação e ficar por dentro do que faz parte do seu dia a dia;
  2. Atividades físicas: importantes para a vida toda, alinhar sua vida com uma rotina de exercícios trará muitos benefícios;
  3. Buscar informações sobre saúde e nutrição: qualquer intervenção ou mudança na sua alimentação irá interferir no seu corpo. Para que você não siga nenhuma fake news ou conselhos precipitados, é sempre importante entender a fundo todos os assuntos voltados para esses tópicos;
  4. Optar por receitas mais naturais: escolher uma alimentação mais equilibrada trará mudanças para seu corpo e mente. Aposte em uma mudança natural e segura. 

Se você se interessou mais por essa vida saudável, invista em alguns hábitos para o dia a dia: 

  • Evitar alimentos calóricos, gordurosos, salgados e industrializados;
  • Traga as frutas, verduras, legumes, cereais integrais e feijões para sua alimentação diária;
  • Beba bastante água;
  • Evite o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro;
  • Invista nos exercícios físicos com frequência;
  • Durma pelo menos 8 horas por dia;
  • Faça exames preventivos periódicos e consulte o médico. 

Após essas mudanças de hábito, sua vida não será a mesma! A sensação de leveza e tranquilidade será constante, sem contar que sua disposição e saúde estarão em ótimo estado. 

A nutrição no governo brasileiro:

Através de ações como o dia mundial da saúde e nutrição, o governo brasileiro acaba sendo pressionado a tomar algumas atitudes que visam melhorar ou dar uma alimentação digna. Dentro das ações governamentais, o ministério da saúde divulgou o Guia Alimentar para a População Brasileira. Com o objetivo de promover a alimentação saudável, esse guia carrega as primeiras diretrizes alimentares oficiais para direcionar a população. Um marco de referência para indivíduos, famílias e profissionais sobre a importância de investir em refeições saudáveis e adequadas. 

Segundo dados da FAO, os impactos da má nutrição geraram consequências na economia global chegando, em 2013, a 5% do PIB global, isso é equivalente a 3,5 trilhões de dólares por ano. Esses números só trazem mais à tona toda importância dessa causa e do dia mundial da saúde e nutrição. 

Fique sempre ligado aos acontecimento!

Como já falamos, entender sobre o mundo da nutrição e alimentação é muito importante, tanto para tomar as atitudes certas como cuidar daqueles que estão ao seu redor.

Nesse caso, sempre procure fontes confiáveis de informação. O mais aconselhado em casos de mudanças alimentares é procurar um profissional de confiança, que irá analisar sua situação e lhe indicar os melhores cuidados nesse cenário. Não deixe sua saúde de lado!