A data de hoje deve ser celebrada todos os dias

Conheça mais sobre o que é comemorado no dia de hoje

Você sabe o que realmente é classificado como atividade física? 

A OMS define atividade física como sendo qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requer gasto de energia – incluindo atividades físicas praticadas durante o trabalho, jogos, execução de tarefas domésticas, viagens e em atividades de lazer. 

E por que estamos falando disso? Porque hoje, 06 de Abril é comemorado o Dia Mundial da Atividade Física. A seguir, conheça um pouco mais sobre o que essa data representa e qual a importância de saber distinguir atividade física de exercício. 

Como surgiu o Dia Mundial da atividade física?

A data foi inspirada em um programa chamado Agita Mundo, realizado em São Paulo, no ano de 1997. A partir de então, a OMS instituiu a data com o objetivo de prevenir o sedentarismo, estimulando a população a realizarem atividades físicas em locais abertos, como parques e praças, por exemplo. 

Desde então, o dia 6 de Abril tem a responsabilidade de relembrar a todos sobre o cuidado com a saúde, afinal é através da atividade física regular que é possível prevenir e/ou tratar doenças crônicas como as de natureza cardíaca, acidentes vasculares cerebrais, diabetes, câncer de mama e de colo de útero, entre outras. 

Segundo a OMS, essas doenças chegam a ser responsáveis por 71% de todas as mortes do planeta, inclusive de pessoas com idade entre 30 e 70 anos. 

Qual é o objetivo do Dia Mundial da atividade física?

No mundo todo, uma em cada cinco pessoas adultas, não praticam de forma ativa atividades físicas o suficiente para se manterem de fato saudáveis. Foi comprovado através de estudos que alguns grupos populacionais possuem menos oportunidades de terem uma vida mais ativa e saudável como por exemplo, mulheres, pessoas idosas, de baixa renda, pessoas com deficiências, pessoas marginalizadas e povos indígenas. 

Pensando nisso, a OMS com a finalidade de incentivar as pessoas a se tornarem mais 

ativas e saudáveis, lançou o plano de ação mundial sobre a atividade física e saúde para o período de 2018 a 2030. 

Quais os benefícios da atividade física? 

A prática regular de atividade física promove o equilíbrio dos níveis de hormônios, reduz o tempo de trânsito gastrointestinal, fortalece o sistema imunológico e ajuda a manter o peso corporal adequado. Dessa forma, auxilia no condicionamento físico, qualidade do sono, controle do estresse e desempenho cognitivo. 

Confira a seguir, outros benefícios: 

Redução do risco de AVC (acidente vascular cerebral)

Diminuição da pressão arterial, reduzindo as chances de doenças cardiovasculares

Redução e controle da diabetes

Evita a perda óssea (osteoporose)

Ajuda a controlar o peso

Melhora da insônia

Ajuda na circulação sanguínea

Promove o bem-estar físico e mental

Por todos esses motivos, manter-se ativo fisicamente traz uma série de benefícios para o corpo, evitando assim o comportamento sedentário, que por sua vez, pode acabar desencadeando inúmeros problemas à saúde. 

Falar sobre o Dia Mundial da Atividade Física é primordial, sobretudo quando estamos passando por uma pandemia e nossas rotinas acabam sendo modificadas. E é exatamente nesse ponto em que entra o comportamento sedentário, principalmente quando se fala em home office, das aulas remotas e do lazer em frente às telas. 

Agora que você já sabe qual a importância da atividade física, faça com que todos os dias sejam 06 de abril e celebre diariamente o Dia Mundial da Atividade Física exercendo alguma que seja de sua preferência.