O cuidado integral e preventivo com a saúde da mulher

30 de Abril – Dia Nacional da Mulher 

No Dia Nacional da Mulher, estamos abordando esse tema extremamente importante para reforçar o cuidado com a saúde feminina. 

Há alguns anos atrás, a saúde da mulher era relacionada apenas à gestação e aos partos. Com o passar do tempo, começaram a ser incluídos nas políticas públicas, planos relacionados à saúde da mulher de um modo geral. 

Tendo em vista que a mulher requer diversos cuidados que vão além da gestação como a menopausa,desnutrição, cuidados com o planejamento familiar, assistência materno-infantil, direitos sexuais e reprodutivos, além do rastreamento de diversas doenças e autonomia do próprio corpo. 

Além disso, o público feminino representa cerca de 51,7% da população brasileira, fator que contribui significativamente para trazer à tona essa temática da prevenção da saúde feminina. 

Saúde das mulheres 

Quando se fala em saúde das mulheres é preciso pautar uma série de cuidados que as mesmas devem tomar em relação à saúde e ao próprio bem-estar. Pois a saúde feminina engloba diversos fatores como moradia, alimentação, escolaridade, emprego, renda, entre outros. Por esse motivo, listamos a seguir, alguns tópicos que as mulheres devem sempre estar atentas como

Saúde mental

As mulheres, geralmente, estão mais suscetíveis a situações de vulnerabilidade por vários motivos como violência doméstica, baixos salários, dupla jornada, entre outros. Tudo isso contribui para o adoecimento mental da mulher, por esse motivo é importante cuidar da saúde mental. 

Sexualidade

A importância de falar sobre a sexualidade da mulher é antes de tudo quebrar o tabu sobre algumas questões como o próprio prazer feminino, a vida sexual de mulheres idosas, a menopausa e todo o resto que convém ao assunto. É necessário que a mulher conheça o seu próprio corpo para que consiga ter um domínio maior sobre as suas dores e prazeres. 

Realizar exames de rastreamento

Falar sobre a saúde da mulher também remete aos cuidados preventivos, sobretudo os exames de rastreamento de várias doenças como o câncer de colo do útero, de mama e infecções sexualmente transmissíveis, entre outros. 

Tendo em vista essa importância da prevenção no cuidado com a saúde da mulher, aqui no Boris, nós temos um ambiente totalmente dedicado às nossas pacientes, é o Espaço da Mulher. Neste ambiente, elas podem realizar com mais privacidade, conforto e segurança, todos aqueles exames voltados para a prevenção e/ou acompanhamento de doenças que acometem a população feminina. 

Se precisar realizar exames como Colposcopia, Mamografia, Ultrassom da Mama, Ressonância da Mama, entre outros. Agende agora mesmo, CLICANDO AQUI! 

A relação entre a alimentação e saúde da mulher 

É de suma importância manter uma dieta balanceada com alimentos que proporcionem um melhor funcionamento do corpo da mulher. Não é à toa que nos últimos anos, vem se observando uma incidência de câncer de mama e também doenças cardíacas. Isso pode estar ligado à má alimentação das mulheres, tendo em vista que hábitos saudáveis como uma boa alimentação, prática de exercícios físicos, o não uso de cigarros e de bebida alcoólica, podem minimizar em 28% as chances da mulher desenvolver o câncer de mama, por exemplo. 

O que incluir na alimentação para ajudar na prevenção do câncer?

Intestino saudável é sinal de estar com a imunidade boa e isso pode reduzir casos de candidíase vaginal, por exemplo. Pode também melhorar o humor, o apetite e até o sono, tudo através da alimentação adequada. Alguns estudos ainda apontam a relação entre a função intestinal e doenças como obesidade e diabetes. 

Por esse motivo é muito importante que a mulher inclua no seu cardápio frutas, legumes, verduras, cereais, leguminosas como (lentilha, ervilha, grão-de-bico, etc).

E também sementes, castanhas e/ou nozes, que são ricas em fibras, vitaminas e minerais e importantes antioxidantes. Além é claro da ingestão adequada de água. 

Por outro lado, a saúde da mulher requer outros tipos de cuidados, pois parte das doenças cardiovasculares, por exemplo, são associadas ao estresse, segundo uma pesquisa realizada pelo Hospital do Coração de São Paulo. 

Várias outras doenças como a depressão e  ansiedade são mais predominantes em mulheres, de acordo com a OMS ( Organização Mundial de Saúde). Decorrente de inúmeros fatores como dupla jornada de trabalho, vulnerabilidade social, a própria maternidade e também algumas características do sistema neurológico e algumas mudanças hormonais.  

Então, recomenda-se que a mulher faça sempre que possível um check up completo, desde exames laboratoriais até exames de imagens como ultrassonografia, mamografia, transvaginal, entre outros. Lembrando que estes últimos você pode realizar aqui, no Boris Berenstein. Agende agora mesmo o seu exame, CLICANDO AQUI!