Conheça as causas e tratamentos da Pressão Alta

Conheça as causas e tratamentos da Pressão Alta

17/05 – Dia Mundial de Hipertensão Arterial

A hipertensão arterial é caracterizada pelo aumento da pressão do sangue acima das medidas consideradas normais. Esta doença crônica conhecida como pressão alta é diagnosticada quando a pressão arterial fica acima de 140×90 mmHg durante longos períodos.

Para que serve a pressão arterial?

Para se distribuir pelo corpo o sangue bombeado pelo coração exerce força contra as paredes internas das artérias e veias. A medida entre a resistência dos vasos e a força exercida pelo sangue é o que determina a pressão arterial. Esta medida muda ao longo do dia dependendo das funções que o organismo exerce. Durante atividades físicas a pressão se eleva e durante o tempo de repouso esta pressão diminui.

Quais são os riscos da pressão alta?

O paciente é considerado hipertenso quando sua pressão fica maior ou igual a 14 por 9 na maior parte do tempo. Esta condição crônica pode causar doenças cardiovasculares, lesões nos vasos, alterações cerebrais e problemas renais. Também existe o risco de desenvolver aneurismas da aorta e até infarto.

Quais são as principais causas da hipertensão?

A hipertensão arterial é causada por alterações que causem dificuldades na circulação de sangue, aumentando a pressão que o coração precisa fazer para circular o sangue. Existem diversas causas possíveis para estas dificuldades e diferentes tipos de hipertensão.

A hipertensão primária se desenvolve ao longo do tempo e geralmente não é associada a nenhum problema de saúde. Ela pode ser causada por tendências genéticas, má alimentação ou falta de atividades físicas.

Já a hipertensão secundária é mais fácil de identificar rapidamente e é causada por: doença renal, problemas cardíacos, alterações da tireóide, uso de alguns medicamentos, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e doenças hormonais.

Como pode ser feito tratamento da pressão alta

Existem vários remédios capazes de diminuir a pressão arterial, porém é recomendado investir em uma mudança no estilo de vida. Quando não é possível controlar a hipertensão com melhorias na alimentação e exercícios físicos regulares, o especialista pode recomendar alguns tipos diferentes de medicamentos.

Entre as opções disponíveis para o tratamento existem diuréticos, inibidores da enzima conversora da angiotensina, Inibidores da enzima conversora da angiotensina, beta bloqueadores, bloqueadores dos canais de cálcio e vasodilatadores.

Cada uma destas opções será escolhida de acordo com a causa da hipertensão e as condições de saúde do paciente.

É possível prevenir a hipertensão?

A forma mais eficaz de se proteger da hipertensão é adotar um estilo de vida saudável. Alguns hábitos que podem diminuir o risco de pressão alta são: Uma dieta balanceada com pouco sódio e pouca gordura, exercícios físicos regulares de 3 a 5 vezes por semana e evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Como é feito o diagnóstico da pressão alta?

Apenas a medição pontual da pressão arterial não é suficiente para diagnosticar a hipertensão. É importante fazer uma série de medições ao longo de semanas para identificar se existe um padrão na elevação da medida.

Em casos de suspeita de hipertensão o especialista também pode solicitar exames de urina, sangue, eletrocardiograma ou ultrassom renal.

Quer mais informações sobre cuidados com a saúde? Visite o blog do Boris