Como identificar sintomas de problemas na tireoide.

25 de Maio – Dia Internacional da Tireoide 

A tireoide é uma das estruturas mais importantes do corpo humano. Ela controla os hormônios que regulam a maior parte das funções do corpo. Os problemas na tireoide influenciam nosso humor, peso, coração, trânsito intestinal e muitas outras funções.

Por isso, é necessário um cuidado extra com sintomas de possíveis problemas na tireoide.

A tireoide é uma glândula em formato de borboleta que se localiza na parte frontal do pescoço. Quando falamos sobre problemas de tireoide surgem perguntas como: “tireoide tem cura?” que não fazem muito sentido, pois a tireoide é uma estrutura e não uma doença.

Esta confusão é compreensível pois as funções da tireoide não são percebidas com facilidade, exceto quando existe um problema.

As principais funções da tireoide

Esta glândula atua no equilíbrio do organismo através dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). Que regulam órgãos vitais como coração, cérebro, fígado e rins.

Por isso, a tireoide é responsável por regular a velocidade do metabolismo, o crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes, a regulação dos ciclos menstruais e também no controle emocional.

Quando esta glândula não funciona normalmente ela libera quantidades excessivas ou insuficientes de hormônios. Com estes desequilíbrios surgem os problemas na tireoide.

Quais são os sintomas mais comuns de problemas na tireoide

Os sintomas que indicam problemas na tireoide são muito variados, por isso eles podem ser um pouco difíceis de identificar. Seguem alguns dos indícios mais comuns para ficar de olho:

A perda de peso sem motivo aparente é um dos sintomas mais comuns de distúrbios da tireoide. Nestes casos acontece uma produção excessiva de hormônios causada geralmente pela Doença de Graves. Esta patologia autoimune também pode causar outros sintomas como tireoide inchada, perceptível ao toque, olhos saltados e avermelhados e queda de cabelo acentuada.

O cansaço contínuo, exagerado e sem motivo aparente é outro sintoma de problemas na tireoide. Neste caso, os distúrbios apontam para um hipotireoidismo que consiste em uma redução na produção de hormônios T3 e T4, geralmente causada pela Tireoidite de Hashimoto, uma disfunção auto imune. Esta patologia também pode causar lapsos de memória, falta de concentração, ressecamento da pele e outros sintomas. 

Doenças inflamatórias como tireoidite subaguda e tireoidite fibrótica também podem causar dores na região do pescoço.

O surgimento de papada também é um sintoma comum. A tireoide inchada pode chegar a 25 gramas e a causa deste inchaço pode ser pela diminuição ou aumento da produção de hormônios.

Exames para diagnosticar problemas na tireoide

O consenso da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), é que o exame de sangue “dosagem de hormônios tireoidianos”, é o mais indicado para diagnóstico de problemas da tireoide. Este exame identifica níveis dos hormônios T3 e T4.

O teste do pezinho é feito em bebês para diagnosticar hipotireoidismo congênito que pode afetar o crescimento e o desenvolvimento normal das crianças.

A ultrassonografia de tireoide pode revelar cistos, nódulos e até processos inflamatórios na tireoide. 

A cintilografia é um dos exames complementares e pode ser solicitada em casos de TSH suprimido.

Caso o médico identifique um nódulo de tamanho maior que 1 cm, também pode ser feita a biópsia do nódulo, por meio da punção aspirativa com agulha fina.

A tomografia computadorizada pode determinar a localização e o tamanho do tumor na tireoide.

A ressonância magnética fornece imagens mais detalhadas da tireoide e também permite determinar a localização e o tamanho de tumores.

Se você precisa de exames de imagem na Região Metropolitana de Recife, conte com o Boris Berenstein. Estamos localizados em 6 unidades distribuídas por toda a região. Confira aqui a mais próxima de você!