Dor no estômago nem sempre é gastrite.

Dor no estômago nem sempre é gastrite

29 de Maio – Dia Mundial da Saúde Digestiva

Ao sentir dor, queimação e desconforto no estômago nosso primeiro pensamento é relacionar estes sintomas à gastrite, porém nem sempre este é o problema. Existem muitas outras possibilidades de disfunções no estômago que causam sintomas semelhantes e o diagnóstico correto precisa ser feito antes de iniciar o tratamento. O tratamento incorreto pode piorar a disfunção e levar à complicações do problema.

O que é gastrite?

A gastrite é uma inflamação na mucosa do estômago que causa uma forte sensação de queimação, além de dor e azia. Ela pode ser aguda, surgindo rapidamente ou evoluir lentamente no caso da gastrite crônica. Existem diversas causas possíveis para a gastrite:

  • Consumo de bebidas alcoólicas;
  • Tabagismo;
  • Infecção pela bactéria Helicobacter pylori;
  • Gastrite autoimune: a doença ocorre quando o sistema imune produz anticorpos que agridem e destroem as células gástricas do próprio organismo;
  • Uso prolongado do ácido acetilsalicílico e de anti-inflamatórios;

Refluxo também pode causar dor no estômago

Além de dor no estômago, o refluxo também pode causar queimação, arrotos e tosse seca após as refeições. Os sintomas de refluxo normalmente surgem poucos minutos depois da alimentação e acontecem devido ao retorno repentino do conteúdo do estômago para o esôfago em direção à boca. O refluxo normalmente é causado por problemas no esfíncter, uma estrutura presente entre o esôfago e o estômago e que tem como função permitir a entrada do alimento no estômago e impedir o seu retorno.

Dor no estômago causada pela úlcera

A úlcera gástrica, também conhecida como úlcera péptica ou úlcera no estômago, é uma ferida no tecido que reveste o estômago. Ela pode ser causada pelos menos motivos que a gastrite, como má alimentação, estresse ou infecção pela bactéria Helicobacter pylori (H. pylori), por exemplo. A úlcera pode causar sintomas como dor de estômago, náuseas e vômitos. Quando diagnosticada no início dos sintomas, a úlcera não é uma situação muito grave, e pode ser tratada com medicamentos antiácidos.

A dor no estômago ocasionada pela Gastroenterite.

A gastroenterite é uma inflamação no estômago e no intestino causada por microrganismos como vírus, bactérias e parasitas. Esta disfunção tem sintomas como dor de estômago, diarreia, mal estar geral e dor de cabeça. 

Outras possíveis causas da dor no estômago

Além de gastrite, refluxo e gastroenterite, outros fatores podem causar dores e incômodos no estômago como:

  • Alguns tipos de remédios anti-inflamatórios, quando utilizados de forma frequente ou prolongada.
  • Após o exame de endoscopia é possível sentir desconforto durante algumas horas

Os perigos do câncer de estômago

O câncer de estômago é um tumor maligno que surge em qualquer local do estômago. Esta disfunção surge na maioria das vezes como consequência de outras disfunções não tratadas. Também é comum que este tipo de câncer não cause nenhum sintoma específico, o que pode ocasionar em um diagnóstico tardio com menores chances de tratamento. Por isso é importante que que se suspeita de algum problema no estômago, ou quando se tem histórico pessoal ou familiar de câncer no estômago, se marque uma consulta com um gastroenterologista.

Diagnóstico de problemas no estômago

Dores e desconfortos no estômago podem ser diagnosticados através de uma série de exames. Inicialmente é necessário realizar a anamnese e exame físico e fazer uma investigação criteriosa do tipo da dor, sua duração e intensidade, fatores de piora ou melhora, avaliação da história pregressa do paciente e de seus antecedentes familiares.

De acordo com a avaliação o especialista recomenda exames de sangue, fezes, urina, endoscopia digestiva alta, tomografia computadorizada, ressonância magnética ou cintilografia.

Seu médico recomendou um exame de imagem? O Boris Berestein oferece mais de 400 tipos de exames em toda a Região Metropolitana do Recife. Agende agora mesmo CLICANDO AQUI!