A importância das vacinas para sua imunização

A importância das vacinas para sua imunização

As vacinas são um avanço fantástico da medicina que permite o controle e a erradicação de muitas doenças infecciosas. No dia 9 de Junho comemoramos o Dia Nacional da Imunização que busca conscientizar a população sobre a importância de manter as vacinas em dia para a proteção de todos.

A história das primeiras vacinas

A primeira vacina foi criada no século XVIII, pelo médico Edward Jenner, que dedicou mais de 20 anos da sua vida aos estudos da Varíola. 

Ao perceber que moradores de áreas rurais que haviam contraído cowpox, uma doença semelhante à varíola, não ficavam doentes com a varíola humana, Jenner fez um experimento e aplicou em um menino chamado James Phipps de oito anos, uma pequena dose de varíola bovina. O garoto manifestou uma forma branda da doença e após sua recuperação Jenner aplicou uma dose da varíola humana e o garoto nada sofreu. Surgia aí a primeira vacina.

Sua ideia sofreu resistência, porém em pouco tempo as vacinas se provaram eficazes e apenas dois anos depois foi criado o primeiro instituto vacínico em Londres.

Como funciona a imunização através das vacinas

As vacinas induzem o corpo a produzir anticorpos em um processo chamado “imunização ativa”. O processo de imunização é baseado na introdução do agente causador da doença (atenuado ou inativado) ou substâncias que esses agentes produzem no corpo do indivíduo, para estimular a produção de anticorpos. 

Por causa da produção de anticorpos e células de memória, a vacina garante que, quando o agente causador da doença infecta o corpo dessa pessoa, ela já esteja preparada para responder de maneira rápida, antes mesmo do surgimento dos sintomas da doença.

A vacina é uma forma eficaz e importante para a prevenção de muitas doenças. Entre as doenças prevenidas atualmente pela vacinação estão poliomielite, tétano, coqueluche, sarampo, rubéola, gripe, febre amarela, difteria, hepatite B e covid-19

Vacinação para conter a propagação de doenças

A imunização através da vacinação é a melhor forma de erradicar doenças e conter a propagação de micro-organismos nocivos à saúde. Além de diminuir o perigo de diversas enfermidades para o imunizado, a vacina protege seus amigos e familiares de infecções transmitidas pelo contato ou pelo ar. De acordo com o Instituto Butantan “Calcula-se que, com a vacina, são salvas 5 milhões de vidas a cada ano.”

Existem pessoas que não podem tomar vacinas?

Sim! Dependendo do tipo de vacina e das condições do indivíduo podem existir restrições a vacinas. Estes grupos são pequenos e geralmente envolvem doenças autoimunes e alergia aos componentes do imunizante. Por exemplo: pessoas alérgicas a ovos não podem tomar algumas vacinas para gripe. Em casos de dúvida é sempre recomendado visitar seu médico e se informar com o serviço de vacinação.

Sua imunização está em dia? Se proteja e salve vidas tomando todas as vacinas necessárias.