O abuso de drogas lícitas também pode causar dependência e problemas de saúde

O abuso de drogas lícitas também pode causar dependência e problemas de saúde

26 de Junho – Dia Internacional de Combate às Drogas

O Dia Internacional de Combate às Drogas é celebrado em 26 de junho e visa a conscientização dos problemas que podem ser causados pelo consumo de drogas. No Brasil, o abuso de drogas é um problema de saúde pública que afeta a vida de muitas famílias.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), “nas Américas, o uso de drogas surgiu como um contribuinte significativo tanto para a incapacidade quanto para a morte”.

O que são drogas lícitas?

As drogas lícitas podem ser produzidas e comercializadas. Esse é o caso, por exemplo, do cigarro e das bebidas alcoólicas. Estas drogas geralmente são proibidas para pessoas menores de 18 anos. As medicações sem prescrição médica também são um tipo de droga lícita, assim como anabolizantes e anorexígenos.

Como as drogas causam dependência?

A maior parte das drogas tem maior potencial de liberar Dopamina, um neurotransmissor responsável por provocar a sensação de prazer e motivação. Este prazer químico momentâneo toma o espaço de outras fontes de Dopamina. Com o tempo e a frequência às outras alternativas de prazer perdem o significado.

A dependência química é causada por drogas lícitas e ilícitas é considerada uma doença crônica, progressiva e incurável. Porém, as clínicas de reabilitação realizam tratamentos para melhorar os sintomas causados pela dependência.

Problemas de saúde mais comuns causados por drogas

Entre as drogas lícitas mais consumidas temos o álcool e o cigarro, que podem causar câncer, problemas cardíacos e respiratórios, impotência sexual, ansiedade e muitos outros problemas.

Medicamentos sem prescrição médica, anorexígenos e anabolizantes são outros tipos de drogas lícitas que causam disfunções como rompimento das veias, danos no fígado, rins e estômago e outros problemas físicos e mentais.

Diferença entre drogas lícitas e ilícitas

A diferença fundamental entre estes dois tipos é a liberação do comércio e consumo. As drogas lícitas são vendidas com restrições de idade ou liberação médica. Enquanto as drogas ilícitas são produzidas e vendidas de forma ilegal e sem controle das autoridades.

As drogas lícitas no Brasil

O álcool é responsável por 3 milhões de mortes por ano, segundo a OMS. No Brasil, apenas cerca de 21,4% da população acima de 15 anos nunca consumiu álcool.

Já os cigarros à base de nicotina eram consumidos por 34,8% da população nacional em 1989, quando foi feita a primeira pesquisa no Brasil. Já em 2019, o índice de fumantes caiu para 12,6%.

Entre os medicamentos mais usados durante a automedicação estão: analgésicos, anti-inflamatórios, antiácidos, antibióticos, antitérmicos, relaxantes musculares e expectorantes.

Tratamento de uso, de abuso ou dependência por drogas lícitas

A classificação entre uso, abuso e dependência é determinada pela existência de padrões de consumo e pelos danos causados ao organismo. No caso das pessoas dependentes é tida como uma enfermidade crônica que provoca alterações fisiológicas, psicológicas e sociais. O tratamento é realizado em centros de reabilitação que buscam restaurar o paciente às condições de saúde física e mental ideais. Embora não exista cura para a dependência química, o tratamento causa impactos positivos e pode reabilitar o paciente!