Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Entenda melhor sobre essa data tão importante. 

Mesmo não sendo algo tão falado, as taxas de suicídio no Brasil e no mundo são coisas que vem assustando muitos brasileiros, devido ao seu número e constante crescimento. O dia mundial de prevenção ao suicídio existe para que esses acontecimentos tenham mais visibilidade e que existam muito mais debates sobre esses casos e como prevenir essa situação tão assustadora. 

No momento, são registrados mais de 12 mil casos de pessoas que se suicidaram no Brasil, no mundo, mais de 1 milhão de casos todo ano. Cerca de 96,8% desses casos estão ligados a algum tipo de transtorno mental, sendo os mais comuns: depressão, transtorno bipolar ou abuso de medicamentos. Os números vem crescendo abertamente, e mesmo existindo a necessidade de colocar esse assunto em pauta, um grande tabu ainda vem acompanhando esse tema. Porém, cada vez mais o dia mundial de prevenção ao suicídio vem ganhando força, trazendo esperança de dias melhores. 

A origem do setembro amarelo e do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. 

O setembro amarelo é uma data que possui uma história forte e de emocionar qualquer um! Essa data tão especial começou devido a um jovem norte americano chamado Mike Emme, que era bastante conhecido pela sua personalidade carismática e carinhosa. Mike também era famoso por ter uma Mustang 68 na cor amarela.

Em 1994, Mike cometeu suicídio com apenas 17 anos, porém nenhum amigo ou familiar havia notado os sinais para essa atrocidade. No seu funeral, os amigos de Mike Emme montaram uma cesta de cartões e fitas amarelas que dizia “Se precisar, peça ajuda” essa campanha se expandiu com o tempo, ganhando uma proporção inimaginável. 

Diversos jovens começaram a aderir esse movimento, tudo isso usando a fita amarela como símbolo do movimento. Em 2003 a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu o dia 10 de setembro como o dia mundial de prevenção ao suicídio e o amarelo de Mike Emme é utilizado para representar esse dia tão especial. 

No Brasil: 

Essa data teve início em 2015. Sendo um projeto conjunto do Centro de Valorização da Vida (CVV), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (setembro).

Essa data tem objetivo de conscientizar sobre a prevenção do suicídio e dar visibilidade à causa. Ao longo dos últimos anos, muitas instituições e até pessoas públicas vem dando grande força ao movimento, através de campanhas e intervenções urbanas. 

Como identificar quando alguém precisa de ajuda? 

Pessoas que podem estar com pensamentos suicidas podem apresentar alguns sinais que precisam ser do conhecimento das pessoas mais próximas (família e amigos). Conheça alguns deles:

  • comportamento retraído. Dificuldade de se relacionar com pessoas próximas. 
  • ter algum caso de transtorno psicológico; 
  • apresentar irritabilidade, pessimismo ou apatia;
  • sofrer mudanças alimentares ou na rotina de sono;
  • apresentar reações de autodepreciação;
  • ter um desejo súbito de concluir afazeres pessoais, organizar documentos, escrever um testamento;
  • se apresentar como uma pessoa solitária ou sem esperanças;
  • escrever cartas de despedida;
  • falar repetidamente sobre morte ou suicídio;
  • apresentar um humor estável ou personalidade agressiva. 

O dia mundial de prevenção ao suicídio existe para que esse tipo de assunto chegue ao conhecimento geral e consigamos reduzir o número de suicídios. 

Fatores que podem aumentar o risco de ideias suicidas. 

É importante lembrar que qualquer pessoa pode cometer suicídio, independente de sexo, gênero ou classe social. Porém, alguns pontos podem ampliar esse risco. 

Um dos primeiros pontos a serem analisados é se a pessoa possui algum tipo de transtorno psiquiátrico. Uma atenção especial quando se trata de depressão, transtorno bipolar, ansiedade e esquizofrenia. É muito comum também que pessoas acima de 65 anos sejam mais propícias a isso, devido a um sentimento de solidão, incapacidade e falta de perspectiva, podendo levar a pensamentos suicidas.

Problemas finaceiros também são, em alguns casos, fatores que podem levar ao suicídio. O dia mundial de prevenção ao suicídio conseguiu trazer uma maior visibilidade para essas causas, hoje em dia já existem alguns números voluntários que você pode fazer ligações e até centro de psicologia voluntariado para quem precisa de ajuda. 

O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é muito especial!

As discussões a respeito do suicídio e a saúde mental são muitas, procurar sobre esses assuntos em qualquer época do ano é fundamental para ter um conhecimento maior sobre assunto e entender como agir diante de diversas situações. Buscar principalmente informações válidas é importantíssimo, confira sempre a fonte daquilo que você está lendo e de onde vem essa informação. 

No dia mundial de prevenção ao suicídio é muito comum que a gente veja conselhos e recomendações sobre o outro, mas vale lembrar que todas essas informações servem também para você mesmo, cuidar do seu corpo e da sua saúde mental é essencial para viver um dia de cada vez. Assim você conseguirá ter uma vida mais estável e calma. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *