Ultrassom morfológico: quais os 5 tipos e quando fazer?

Realizar o ultrassom morfológico do seu bebê é um momento importante para a gestante: ver o rostinho, ouvir os batimentos do coração e saber sobre a saúde dele deixa a mamãe e todos presentes emocionados. E o avanço das tecnologias e pesquisas tem proporcionado inúmeras melhorias quando se trata de ultrassonografias, tanto de equipamentos quanto de o que detectar.

Ao total são 5 tipos principais: Morfológico de Primeiro Trimestre (ou Translucência Nucal), Ultrassom Morfológico do Segundo Trimestre, Ultrassom Morfológico do Terceiro Trimestre, Ultrassom morfológico com doppler e ultrassom morfológico 3D/4D. Nós te explicamos a diferença entre os tipos e os momentos adequados para realizá-los.

Morfológico de Primeiro Trimestre ou Translucência Nucal

Esse exame é realizado entre a 11ª e a 14ª semana de gestação. Ele tem como objetivo avaliar a região da nuca do feto para identificar possíveis indicadores de síndromes cromossômicas, como a Síndrome de Down. Além disso, verifica a formação de alguns órgãos e a posição da placenta.

Ultrassom Morfológico do Segundo Trimestre

É durante a 18ª e a 24ª semana de gestação que é realizada essa USG. Nesse estágio, o exame é focado na avaliação detalhada de todas as estruturas anatômicas do feto. O médico examina cuidadosamente o cérebro, o coração, a coluna vertebral, os membros, o sistema urinário, o sistema digestivo e outros órgãos vitais. Esse exame permite a detecção precoce de possíveis malformações e anomalias.

Ultrassom Morfológico do Terceiro Trimestre

Já o ultrassom morfológico do terceiro trimestre é realizado entre a 28ª e a 32ª semana de gestação. Assim como o exame do segundo trimestre, ele visa avaliar novamente as estruturas anatômicas do feto para garantir que o desenvolvimento esteja ocorrendo conforme o esperado. Além disso, o médico verifica o crescimento fetal, a localização da placenta e a quantidade de líquido amniótico.

Ultrassom morfológico com doppler

Também existe o ultrassom com Doppler, que serve para investigar anormalidades nos vasos sanguíneos, que podem gerar tromboses, varizes e aneurismas, e durante a gestação, para medir o fluxo de sangue da mãe para o feto. Existem casos mais específicos que requerem a realização da Ultrassom com doppler é necessário. Como quando a gestante apresenta:

  • Pré-eclâmpsia e Hipertensão Gestacional
  • Restrição de Crescimento Fetal:
  • Gestação Múltipla
  • Diabetes Gestacional

Ela é apenas realizada se for determinada pelo médico, que vai levar em consideração a história médica da gestante, os fatores de risco e outras circunstâncias individuais.

Ultrassom morfológico 3d e 4d

Quando a família fica curiosa e quer se aproximar do bebê e e ter uma maior percepção dos aspectos faciais dele, a mamãe pode solicitar o ultrassom 3D ou 4D. O período ideal para realizar é mais ou menos entre a 26ª e 30ª semana de gravidez, pelo volume do bebê e quantidade de líquido amniótico. Alguns profissionais podem optar por realizar a ultrassonografia 3D/4D em momentos específicos, como para avaliar malformações ou anomalias.

Segurança na hora do Ultrassom Morfológico

Como esse é um momento importante para a família e para a saúde do bebê, o ideal é fazer o ultrassom em uma clínica de imagem especializada e com diagnósticos precisos. Em Pernambuco você pode contar com o Boris Berenstein para te acompanhar durante todos os exames de imagem da gestação.