Exames preventivos para mulheres: quais fazer?

Para assegurar a saúde e o bem-estar, os exames preventivos são de extrema importância, independente do gênero, sexualidade ou idade, já que quando realizados possibilitam a identificação de patologias, contribuindo para o tratamento precoce e aumentando a chance de sucesso nos tratamentos. Assim como nas pessoas maduras e idosas, avaliações de rotina devem ser realizadas por mulheres e pessoas com útero.

No entanto, quando se trata desse público, certas avaliações de rotina devem ser realizadas de forma constante durante toda a vida. Vamos conferir quais são?

Principais exames preventivos para mulheres e pessoas com útero

Papanicolau

O exame de Papanicolau é indicado para prevenir câncer no colo do útero. Através dele, detectam-se lesões que podem levar ao desenvolvimento de um tumor. Sendo assim, o principal meio para reduzir a mortalidade, já que identifica o câncer de forma precoce antes que pacientes comecem a apresentar sintomas.

Quando fazer o exame de papanicolau?

O primeiro exame deve ser feito aos 25 anos de idade, em especial para aquelas pessoas que já tiveram relação sexual. Devendo ser realizado até os 64 anos. O intervalo entre os exames deve ser de três anos, após dois exames negativos, com intervalo anual.

Rastreamento do câncer de mama

O Ministério da Saúde recomenda que mulheres e pessoas com útero entre 50 e 69 anos realizem exames de mamografia pelo menos uma vez a cada dois anos. Já o público que se encontra na faixa de 40 a 49 anos é indicado a realização uma vez por ano. É estimado que no Brasil, cerca de 40% das mulheres entre 50 a 69 não fazem mamografia, estando abaixo da média mundial para a realização deste exame.

Densitometria óssea

A densitometria óssea é um exame de imagem que averigua a densidade da massa óssea. Fazendo uso de um aparelho de raio-X, o médico avalia a possibilidade de fraturas, bem como analisa a evolução da osteoporose e, por consequência, seu tratamento.

Colposcopia

Realizado por um aparelho conhecido como “colposcópico” com o qual é analisado o trato anogenital. Tem como objetivo verificar de forma detalhada a saúde do colo do útero e vagina, região da vulva e anal, conforme a solicitação médica.

Diagnóstico por imagem mais próximo de você

Mulher, na hora de realizar seus exames de imagem, você tem com quem contar. Nós, da Boris Berenstein, temos diversas unidades espalhadas por Pernambuco prontas para te receber. Agende seu atendimento.