A importância da mamografia

Cuide de você com antecedência

Com a chegada do Outubro Rosa, os cuidados voltados para a prevenção do câncer de mama ganham uma evidência maior! Famoso por ser uma doença que atinge milhões de mulheres todos os anos, esse tipo de câncer, quando identificado com antecedência, tem probabilidades de cura muito maiores. Por isso, o incentivo ao auto toque e aos exames de identificação precoces são super importantes. 

O desenvolvimento e estudo de técnicas para o tratamento dessa doença trouxeram vários benefícios, e um deles é a mamografia. Sendo um dos melhores exames para a prevenção do câncer de mama, a mamografia precisa ser algo presente na vida de muitas mulheres. Mas, você sabe por que a mamografia é tão importante? Descubra com a gente. 

O que é a mamografia?

A mamografia é um exame com melhor custo benefício para a detecção precoce do câncer de mama. Sendo realizado em clínicas, ele consiste em um tipo de raio-x que ocorre com o auxílio de um mamógrafo. 

Durante o procedimento, a mama é amassada em duas placas de acrílico, tudo para que as estruturas sejam bem visualizadas. Através disso, é possível detectar pequenas lesões e cânceres em estágios iniciais, assim também é possível detectar nódulos que não são identificados no autoexame ou nas consultas rotineiras. Com isso, você consegue entender perfeitamente como é feita a mamografia. 

Entenda os tipos de mamografia

Existem dois tipos de mamografias conhecidas: a convencional e a mamografia digital. Não é possível dizer qual é a mais eficiente e indicada, já que os estudos ainda não conseguiram identificar diferenças na capacidade de detecção. 

A mamografia digital costuma ser mais indicada para a captação em mamas mais densas, normalmente usada para as mulheres mais jovens. 

A diferença entre as duas é basicamente o jeito como é feito. Como um processo de captação de imagens, esse procedimento funciona do mesmo jeito que a fotografia. A única distinção é que a mamografia digital é feita com aparelhos mais modernos. A mesma lógica da fotografia digital e analógica. 

Qual a importância da mamografia contra o câncer de mama? 

Como já falado, o câncer de mama é uma doença que afeta milhares de pessoas todos os anos. Devido a isso, já podemos observar o primeiro ponto sobre a importância da mamografia contra o câncer de mama.

Além disso, existem outros argumentos que reforçam essa importância, por exemplo: 

  • O diagnóstico precoce facilita o tratamento;
  • 85% das mulheres diagnosticadas não apresentam histórico familiar;
  • A mamografia consegue identificar outras coisas, como: lesões, nódulos e assimetrias;
  • É um dos melhores exames em relação ao custo benefício. 

Além de se apresentar como algo super efetivo, é necessário que esse exame seja feito com uma periodicidade. 

Em quanto tempo esse exame deve ser feito? 

A maioria dos casos ocorrem com pessoas na faixa etária dos 50 aos 69 anos. Porém, no Brasil, é indicado que a mamografia anual entre as mulheres deve ocorrer antes dos 40 anos. 

Para as mulheres em estado de risco (que possuem casos na família em pessoas antes dos 50 anos ou com histórico familiar de câncer de mama bilateral, câncer de ovário ou câncer de mama masculino) é recomendado que tenham acompanhamento médico a partir dos 30 anos.

Zele pela sua saúde!

Prezar pelo seu corpo e bem estar é essencial. Como um transtorno recorrente, o câncer de mama afeta várias pessoas todos os dias, por isso, ter sua atenção voltada para a prevenção dessa doença é super importante. 

O Outubro Rosa existe para reforçar a importância da prevenção contra o câncer de mama, com isso, agende sua consulta e cuide do seu corpo o quanto antes. Nunca deixe sua saúde de lado! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *