Fevereiro Laranja: conscientize-se no Dia Mundial Contra o Câncer

É o momento de se cuidar e pensar na sua saúde! 

Sendo uma doença muito silenciosa, o câncer acaba chegando de surpresa na vida de muitas pessoas. A primeira etapa para o combate e prevenção é pensar na sua saúde. Hoje em dia, já existem muitos métodos para se conscientizar e cuidar do seu corpo da melhor maneira. Por isso, o Dia Mundial Contra o Câncer se tornou um momento de extrema importância. 

Dados recentes comprovam que 7,6 milhões de pessoas morrem em decorrência dessas doenças, todo ano. Dentro desse número, no mínimo 4 milhões de pessoas têm entre 30 e 69 anos. Mesmo sendo um dado preocupante, uma das melhores maneiras de trazer mais eficácia  para o tratamento é com um diagnóstico precoce. Com isso, que tal entender melhor sobre todas as médias possíveis e como essa data é importante para a medicina? Venha com a gente: 

O que é o Dia Mundial de Combate ao Câncer? 

Desde 2005, o dia 4 de fevereiro foi designado como o Dia Mundial Contra o Câncer. Essa iniciativa veio da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). A campanha tem como objetivo evitar milhões de mortes, através do aumento da consciência e educação sobre a doença. Além dessa questão educacional, essa campanha consegue exercer uma pressão sobre os governos e indivíduos de todo mundo, gerando uma mobilização pelo controle do câncer. 

A Leucemia é um dos pontos focais do Fevereiro Laranja. Uma estimativa do INCA mostrou que a estimativa de casos para o ano de 2020 era de 5.920 ocorrências em homens e 4.890 em mulheres, totalizando 10.810. Mostrando dados mais alarmantes. Em relação às mortes, um levantamento de 2017 mostrou que ocorreram 4.795 óbitos no Brasil, recorrentes dessa doença. 

O tratamento para a leucemia pode ser complexo, porém depende de alguns fatores, como o tipo e suas características. Mesmo com isso, existem muitas estratégias e métodos para ajudar nessa jornada. O diagnóstico precoce ainda consegue ser super eficaz nesses casos.

Principais causas do câncer: 

Não existe apenas um fundamento que leve à essa doença, existem muitos fatores e hábitos diários que contribuem para o desenvolvimento do câncer. Causas externas, presentes no meio ambiente, atrelado às causas internas, como: hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas, são os maiores responsáveis. 

Dados mostram que 80% e 90% dos casos diagnosticados estão associados a alguma causa externa. Isso tudo se dá aos hábitos, mudanças no ambiente e estilos de vida que são criados pela própria humanidade. As causas internas são influenciadores, mas os casos de câncer que se devem exclusivamente a esses fatores são muito raros.

Hábitos que podem lhe ajudar na prevenção do câncer: 

Para contribuir na diminuição do risco, existem hábitos diários que podem ser implementados, diminuindo o desenvolvimento da doença. Confira alguns:

  • Evite cigarro;
  • Alimente-se de maneira saudável! Invista em alimentos frescos e ricos em nutrientes, como: frutas, legumes, verduras, cereais e leguminosas. Tente evitar ao máximo alimentos ultraprocessados;
  • Evite o excesso de consumo de bebidas alcoólicas; 
  • Pratique atividade física. Para ter um corpo saudável e se prevenir contra doenças crônicas, como o câncer,  essa vida ativa é essencial; 
  • Evite o contato diário com substâncias tóxicas na sua rotina;
  • A Amamentação é importante! Em casos de câncer de mama, esse ato que protege o bebê, contribui para a prevenção desse tipo da doença; 
  • Evite a exposição excessiva e sem proteção aos raios solares;
  • Vacina salva! Meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos têm que se vacinar contra HPV. 
  • FAÇA EXAMES DE ACOMPANHAMENTO! Sendo uma das dicas mais importantes da lista, os exames de acompanhamento são necessários para vários grupos de pessoas. Se você possui algum fator hereditário, procure o médico o quanto antes. 

Qual é a intenção da luta contra o câncer? 

O principal objetivo da luta contra o câncer, como falado, é conscientizar! Um dos principais fatores que influenciam na incidência e mortalidade por essa doença são o envelhecimento e o crescimento da população. Além dos fatores internos e externos. 

As campanhas de divulgação, nesse período, buscam divulgar que essa doença, que muitas pessoas não têm esperança, é curável e tratável. Além de também esclarecer a importância do diagnóstico precoce. 

Este dia coloca em destaque as necessidades de ações urgentes, incentivando bons hábitos e direcionando para uma prevenção. 

Tipos mais comuns de câncer na sociedade:

Em 2018, a INCA divulgou uma análise de dados, mostrando que houve 18 milhões de novos casos de câncer no mundo e 9,6 milhões de mortes.

Além de atingir de forma silenciosa, ela pode atingir diversas partes do corpo e cada órgão pode apresentar diferentes tipos de tumor. Sendo dos mais leves até os mais agressivos. Porém, os casos mais comuns que acontecem no Brasil (tirando o câncer de pele não-melanoma) são: 

  1. Câncer de próstata;
  2. Câncer de mama;
  3. Câncer de cólon e reto;
  4. Câncer de estômago;
  5. Câncer na cavidade oral.

Agende o seu exame, previna-se!