Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson

 Entenda mais sobre esse assunto tão importante! 

A doença de Parkinson, mesmo sendo bastante falada, ainda é pouco conhecida e aprofundada entre as pessoas. Informar a sociedade sobre essa enfermidade é de bastante importância, já que todo conhecimento voltado ao tratamento e cuidados são bastante úteis. No dia 11 de abril, temos uma data voltada para informar sobre a doença de Parkinson e outros males que são comuns à sociedade. 

Esse momento é essencial na busca de ajuda médica responsável e para a realização de um tratamento adequado. Com isso, venha entender mais sobre esse tópico tão importante:

História

O Parkinson é a segunda patologia degenerativa, crônica e progressiva do sistema nervoso central mais comum entre as pessoas do mundo. Essa doença foi descoberta há 201 anos. 

De acordo com algumas estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença de Parkinson está presente em 1% da população mundial, a partir dos 65 anos. Esses valores estão relacionados a 4 milhões de pessoas no mundo, um número relevante. 

Mesmo com alguns avanços tecnológicos, decorrente do aumento da expectativa de vida e o envelhecimento da população, o número de pessoas com essa patologia pode dobrar até 2040.

Doença de Parkinson e suas causas

Mesmo com bastante esforços e pesquisas, ainda não existe um estudo científico que define concretamente a causa dessa doença. Mesmo com isso, muitos estudiosos acreditam que essa doença é resultado de uma série de fatores, onde o processo varia de organismo para organismo. Mas, o que provocaria o não funcionamento dos neurônios ao ponto de causar o Parkinson? Conheça alguns fatores:

  • Influências genéticas: estudiosos já identificaram mutações genéticas que podem levar ao desenvolvimento do Parkinson. Por um outro lado, essas anomalias não são coisas comuns de serem vistas. Quando são detectadas, elas normalmente estão associadas a famílias com múltiplos casos da doença. 
  • Influências ambientais: o contato com químicos tóxicos, metais pesados e pesticidas já se mostram como fatores ambientais que provocam a morte dos neurônios responsáveis pela produção de dopamina. 

Mesmo com tudo isso, já é fato entre os profissionais que a principal causa da doença de Parkinson é a idade. Depois de completar 60 anos, o risco de desenvolver essa doença está em torno de 2 a 4%, enquanto que na população geral gira em torno de 1 a 2%. Todos esses tópicos já explicam bastante qual a causa dos tremores na doença de Parkinson, um assunto bastante relevante!

Epidemiologia da doença de Parkinson no Brasil

No Brasil, a doença de Parkinson está mais presente entre a população acima de 65 anos, com uma prevalência de 3% (3-4). O diagnóstico é concluído a partir dos sintomas clínicos, principalmente a rigidez muscular, alteração postural e bradicinesia. 

Existe uma estimativa de que 200 mil brasileiros vivam com essa enfermidade. O cenário já é preocupante, devido ao envelhecimento constante da população, que teve um avanço de 16% nos últimos cinco anos, segundo pesquisas do IBGE.

Diagnósticos e exame: 

Todo o diagnóstico é feito pelo exame neurológico e estudo do histórico do paciente. Alguns desses procedimentos são fundamentais, como a cintilografia cerebral com marcador do transportador de dopamina e a ultrassonografia da substância negra podem auxiliar no diagnóstico. 

Esses dois processos conseguem identificar e mapear algumas funções cerebrais, facilitando o processo de descoberta e estudo do caso. Por isso, o Parkinson frequentemente requer exames laboratoriais ou de imagem

Doença de Parkinson e tratamentos

Como já falado, os sintomas da doença de Parkinson são bastante característicos, como: lentidão motora, rigidez nas articulações, tremores de repouso e desequilíbrio. Porém, para a felicidade de muitas pessoas, a doença já é tratável e os sintomas têm bastante sinal de resposta para as medicações atuais. 

Todos esses remédios são sintomáticos, onde repõem parcialmente a dopamina que está faltando e melhoram os sintomas da doença. Por esses e outros motivos, eles precisam ser utilizados por toda a vida, até que surjam outros tratamentos mais eficazes.

Todo esse processo é adjuvante com uma equipe de multiprofissionais, além de atividade física regular. O objetivo dessa intervenção é melhorar a qualidade de vida do paciente, reduzindo os impactos da doença. Assim, proporcionando uma vida independente, com qualidade e melhor para muitos anos. 

Seu corpo merece os melhores cuidados! 

Para um bom funcionamento do organismo, é ideal que toda sua rotina e cuidados estejam alinhados com os cuidados que seu corpo e mente merecem. 

Com isso, é relevante que você busque profissionais qualificados e com um grande peso na área, já que o recomendado é ter esse acompanhamento desde cedo. Por isso, não deixe sua saúde esperando!