Como perceber os sintomas do Câncer de Ovário

Como perceber os sintomas do câncer de ovário

8 de Maio é o Dia Mundial do Câncer de Ovário. 

Principais fatores de risco do câncer de ovário

A idade é uma das características que aumentam o risco de Câncer de Ovário. Em cerca de metade dos casos a paciente tem mais de 60 anos de idade. O histórico familiar é outro ponto para prestar atenção, pois as chances aumentam caso existam casos de câncer de ovário na família. Certas mutações nos genes BRCA1 e BRCA2 estão amplamente relacionados a tumores de ovário e também ao câncer de mama.

Este tipo de câncer é considerado silencioso, pois geralmente só apresenta sintomas em estado avançado. É muito importante ficar atento(a) aos sintomas que podem surgir e consultar seu médico regularmente.

Quais os sintomas de câncer de ovário

Os sintomas geralmente aparecem em um estágio avançado e são pouco específicos, porém é importante buscar ajuda médica ao sentir algum dos sintomas a seguir:

Desconforto ou dor abdominal, como gases, indigestão, cólicas e inchaço

Sensação de empachamento mesmo depois de refeição leve

Náusea, diarreia, prisão de ventre ou necessidade frequente de urinar

Perda ou ganho de peso inexplicável

Perda de apetite

Sangramento vaginal anormal

Cansaço incomum

Dor nas costas

Dor durante o ato sexual

Como é o diagnóstico de câncer de ovário

O diagnóstico precoce do câncer de ovário é feito a partir do histórico da paciente. Por isso, é fundamental que pacientes com fatores de risco visitem regularmente seus médicos. O diagnóstico pode ser feito através do exame físico, ultrassom transvaginal e exame de sangue para identificar o marcador tumoral CA-125.

Diferentes estágios do tumor no ovário

Quando o tumor for identificado, o especialista deve determinar qual é o estágio que ele se encontra. Esta classificação depende do tamanho e da expansão do tumor.

Estágio I | Tumor se localiza apenas em um ovário ou nos dois;

Estágio II | O câncer avançou para a pélvis ou útero; 

Estágio III | O tumor se amplia pelo abdome, alcançando o intestino, as glândulas linfáticas da barriga ou da pélvis;

Estágio IV – O câncer se espalhou para outras áreas do corpo (pulmões, fígado).

Como funciona o tratamento do câncer de ovário?

Após avaliar o estágio e grau da doença o especialista iniciará o tratamento. É necessário levar em consideração as condições gerais de saúde do paciente e também a idade. Nos estágios iniciais o objetivo do tratamento é livrar o paciente do câncer, porém em quadros graves a meta será aliviar sintomas e controlar o câncer.

O tratamento é, em geral, uma combinação entre quimioterapia e intervenção cirúrgica. Quando há risco de doença residual o tratamento de quimioterapia pode vir antes da cirurgia. Cânceres de ovário em estágio inicial são tratados por meio de cirurgia seguida por radioterapia ou quimioterapia. O especialista decidirá considerando as condições de saúde do paciente.

Visite seu médico regularmente.

Mesmo sem sintomas é importante visitar seu médico de forma regular e realizar exames periódicos, principalmente se você faz parte do grupo de risco para câncer de ovário. Conheça os exames oferecidos pelo grupo Boris Berenstein e agende o que você precisar pelo site!