Como a bombinha de asma ajuda a aliviar os sintomas!

Como a bombinha de asma ajuda a aliviar os sintomas!

21 de Junho – Dia Nacional de Controle da Asma

A Asma é uma doença inflamatória pulmonar crônica. Os brônquios são vias que levam o ar até os pulmões. Em pessoas com asma estas vias aéreas incham, se tornam estreitas e produzem muco extra, todos estes efeitos dificultam a respiração! Durante crises asmáticas o paciente tem maior dificuldade de expirar, uma vez que o ar viciado permanece nos pulmões provocando sensação de sufoco.

Tipos de asma

As inflamações nos brônquios podem ter diferentes origens e caracterizam diferentes tipos de Asma.

Asma alérgica

Nestes casos a obstrução das vias aéreas é causada por uma reação alérgica. Este é um dos tipos de asma mais facilmente identificados.

Asma com obstrução fixa

Algumas pessoas com asma de longa data desenvolvem limitação fixa do fluxo aéreo, devida à inflamação persistente e consequente “cicatrização” da parede das vias respiratórias.

Asma e obesidade

Pacientes com excesso de peso e com asma têm sintomas respiratórios proeminentes e pouca inflamação eosinofílica das vias aéreas.

Asma ocupacional

A asma ocupacional ou asma laboral, ou seja, adquirida no local de trabalho é um tipo de asma induzido ou agravado pela exposição a alérgenos ou outros agentes sensibilizadores no trabalho.

Asma induzida pelo exercício físico

A realização de exercícios físicos pode desencadear sintomas de asma e a broncoconstrição piora logo após terminar o exercício.

Sintomas da asma: Conheça os mais comuns

Existem diversos sintomas causados pela asma. É muito importante estar atento a eles, principalmente se forem simultâneos, e buscar ajuda profissional.

  • Falta de ar
  • Tosse
  • Aperto no peito
  • Chiado no peito

Alguns sintomas podem diminuir a chance do quadro ser asmático como: Tosse isolada, falta de ar associada a tonturas e dor no peito.

Quais são os tipos de bombinhas de asma

As bombinhas são comumente utilizadas por pessoas com quadro de asma. E esses dispositivos podem ser divididos entre dois tipos. A bombinha libera estes medicamentos que ajudam o paciente durante uma crise

Broncodilatador

Os broncodilatadores são medicamentos que atuam nos brônquios, levando ao seu relaxamento e, consequentemente, ao aumento do calibre das vias aéreas. 

Corticóide

O corticoide é um medicamento que serve para reduzir a inflamação dos brônquios, característica da asma.

Diagnóstico

O diagnóstico de asma é inicialmente clínico. Feito a partir da análise dos sintomas e histórico do paciente! Podem ser realizados exames complementares como radiologia de tórax e de provas de função pulmonar, como a espirometria. Também podem ser realizados exames de sangue e pele para identificar os gatilhos de crise do paciente. Ao sentir qualquer sintoma entre em contato com um especialista para realizar seu diagnóstico e iniciar o tratamento adequado.