Mitos e verdades sobre o câncer de próstata

Tudo o que você precisa saber

O dia mundial de combate ao câncer de próstata é uma data super importante para alertar as pessoas sobre a prevenção dessa doença que afeta tantos brasileiros. Por ser uma coisa muito presente na sociedade, é comum que muitas informações sejam veiculadas e, muitas vezes, algumas delas são falsas.  

Com isso, conhecer os mitos e verdades sobre o câncer de próstata é importante para que você não caia em nenhuma fake news! Trouxemos os principais fatos e mentiras para você possuir uma informação rica em conhecimento e dar mais apoio para o mês do novembro azul.

Antes de tudo, entenda como o câncer de próstata afeta os brasileiros

O câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre os homens, ele representa 29% dos diagnósticos da doença no país. De acordo com os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram 65.840 novos casos desse tipo de doença em um ano. 

Isso mostra que o câncer de próstata afeta diversos brasileiros todos os anos. O novembro azul tem um papel super importante na conscientização voltada para essa doença, já que consegue informar, conscientizar e incentivar muitos brasileiros na batalha e prevenção contra a doença. 

Os MITOS e VERDADES sobre o câncer de próstata 

É possível ter câncer de próstata antes dos 40 anos

VERDADE- Embora o câncer de próstata tenha mais incidência em pessoas acima dos 50 anos, existem muitos casos que ocorrem abaixo dessa idade. Para você ter uma ideia, 40% dos diagnósticos ocorrem em indivíduos abaixo dos 50 anos. 

O câncer de próstata não apresenta sintomas no estágio inicial 

VERDADE- uma coisa muito importante, mas que poucas pessoas sabem,

é que, quando a doença está em seu estágio inicial, não apresenta nenhum tipo de sintoma. Normalmente, quando os sintomas começam a ser apresentados, em 95% dos casos, o tumor já está em estágio avançado. Fique atento para alguns sintomas como: dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência, presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Um PSA elevado é um sinal que você já está com câncer de próstata 

MITO- para quem não sabe, o PSA é o antígeno prostático, utilizado no rastreamento de câncer de próstata em homens assintomáticos. Com o envelhecimento, é normal que a próstata sofra um aumento, esse processo é chamado de hiperplasia prostática benigna e não está relacionada ao câncer de próstata. Assim, o PSA (antígeno prostático) pode apresentar diversas alterações que não estejam ligadas ao câncer, por exemplo: hiperplasia benigna da próstata, prostatite (inflamação) e trauma.

Existe um exame que substitui o toque retal? 

MITO- o exame de toque retal é o principal aliado na prevenção do câncer de próstata. Mesmo que já tenham surgido alguns avanços tecnológicos, o exame que detecta o PSA, junto ao toque retal, são os mais indicados e de maior eficácia para acompanhar o crescimento da próstata. 

A atividade física regular tem um papel importante na prevenção dessa doença?

VERDADE-  sendo uma prática salvadora de vidas, a atividade física também tem um forte papel na prevenção do câncer de próstata. Seus principais benefícios são: fortalecimento imunológico, prevenção da obesidade, capacidade do exercício em modular os níveis hormonais e redução do estresse.

O sedentarismo pode aumentar o risco do câncer 

 VERDADE- o sedentarismo e a obesidade, por estarem ligadas a alterações metabólicas, podem provocar alterações metabólicas responsáveis pela gênese da neoplasia (formação anormal de uma massa de tecido).

Qual é a chance de um homem ter câncer de próstata?

Sendo algo muito falado e com poucos dados apresentados, o câncer se tornou uma preocupação de muitos homens ao redor do mundo todo, mas quais as chances reais de um homem ter câncer de próstata? Mesmo um histórico familiar dobrando chances de uma pessoa ser diagnosticada, 1 em cada 6 homens serão diagnosticados com câncer de próstata. 

Os homens negros são 60% mais propensos a terem câncer de próstata e possuem 2,4 vezes mais chances de morrer da doença. Isso se dá devido a fatores hereditários e questões sociais relacionadas à marginalidade, preconceito e falta de amparo. 

Tudo isso só ratifica a importância dos exames preventivos

É TEMPO DE SE TOCAR! 

Com a chegada do novembro azul, a prevenção contra o câncer de próstata se torna algo imprescindível para a vida de muitos brasileiros! É sempre bom lembrar que os exames de toque são super importantes e não podem ser negligenciados. 

Durante o novembro azul, estaremos ajudando pacientes do HCP e você também pode contribuir com essa corrente de solidariedade. Basta apenas CLICAR AQUI e baixar a nossa revista “Mais Saúde” e pronto! Você já ajudou a salvar a vida de alguém. 

A cada download feito, o Boris estará doando R$1,00 em prol do Hospital de Câncer de Pernambuco. 

Clique, ajude e participe!