CÂNCER DE PRÓSTATA: QUAIS EXAMES FAZER PARA EVITAR

Você sabia que o câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens e, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a segunda maior causa de morte entre homens? É consenso entre os médicos que a melhor forma de prevenir o problema é a prevenção. Por isso a importância de, a partir dos 40 anos, realizar os exames de rotina. Mas não se preocupe, nós vamos te explicar aqui quais os exames de imagens você precisa fazer para prevenir e diagnosticar o câncer de próstata.

QUAL A FUNÇÃO DA PRÓSTATA?

A glândula faz parte do sistema reprodutor masculino e é situada abaixo da bexiga. A sua principal função, junto às vesículas seminais, é produzir o esperma. Mesmo sendo um órgão pequeno, com cerca de 20 gramas, a próstata tem altas chances de apresentar complicações em homens a partir dos 40 anos.

SINTOMAS DO CANCER DE PRÓSTATA

O câncer de próstata tende a ser bem silencioso nos momentos iniciais, apresentando manifestações apenas em estágios mais avançados e dificultando a cura. Porém, quando apresentam sintomas, eles são:

  • Dor óssea;
  • Dores ao urinar;
  • Vontade de urinar com frequência;
  • Micção frequente;
  • Fluxo urinário fraco ou interrompido;
  • Disfunção erétil;
  • Presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

PRINCIPAIS TIPOS DE EXAMES DE PRÓSTATA

Toque

Esse exame de câncer de próstata acontece durante a consulta com o proctologista ou urologista. O profissional introduz o dedo indicador, protegido por luva de látex e lubrificado, no canal retal para diagnosticar possíveis hemorragias, fissuras anais, nódulos e possíveis inchaços na próstata.

Ultrassom da próstata

Também conhecida como ultrassom transretal, é um exame de câncer de próstata que consiste em avaliar e calcular as dimensões e volume da glândula, e avaliar a ecoestrutura e seus contornos para identificar possíveis alterações. O exame permite a identificação do câncer em seu estágio inicial. A ultrassonografia é um método de diagnóstico simples, seguro e não requer nenhum preparo específico.

Ressonância magnética

O objetivo da ressonância magnética da próstata (RM da próstata) é formar imagens mais claras, a partir de ondas eletromagnéticas, dos tecidos moles da próstata. A indicação dessa ressonância é para quem tem:

  • Suspeita de câncer de próstata pelo exame clínico.
  • Parente próximo que já teve câncer de próstata
  • Diagnóstico de câncer prévio e precisa “mapear” a lesão.
  • Para quem já fez cirurgia e que exista a suspeita de recidiva local da lesão.

O exame costuma durar cerca de 1 hora e não há necessidade de internação hospitalar.

Tomografia computadorizada

Os raios-X emitidos pelo tomógrafo são para reproduzir imagens de qualquer região do corpo. Por isso, ele pode ser usado para monitorar a progressão ou regressão do câncer de próstata.

AGENDE PELO WHATSAPP

Na Boris Berenstein você conta com mais de 400 tipos de exames de imagens, dentro das especialidades: Raio x, Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada, Ultrassom. Além disso, tem a certeza de um atendimento cuidadoso.

Agende agora seu exame com toda a comodidade em nosso WhatsApp.