Existe exame de raio-x para diagnóstico covid?

Existe exame de raio-x para diagnóstico covid?

Exame de raio-x no pulmão

A radiografia consiste em usar pequenas doses de radiação ionizante, os raios X, para gerar imagens das estruturas internas do corpo humano.

O raio-x é um dos exames mais requisitados no dia-a-dia de profissionais da saúde como: clínicos, traumatologias, radiologistas, pneumologistas e cardiologistas.

Quando é realizado na região do tórax, ele identifica estruturas existentes na região torácica, a exemplo do coração, costelas e pulmões. Com as imagens geradas, o profissional médico identifica anormalidades e possíveis patologias. 

Efeitos da Covid-19 no pulmão

Ainda temos muito para descobrir sobre o Sars-CoV-2, porém podemos afirmar que o pulmão é o órgão mais afetado pela infecção com o vírus.

Ao entrar no organismo ele infecta células dos alvéolos, então começa a se multiplicar até matar a célula hospedeira e então passa a contaminar outras células.

Cientistas de todo o mundo estão estudando possíveis sequelas causadas pela Covid-19 no pulmão, porém até o momento não existem estudos que comprovem a existência das sequelas.

Como o raio-x ajuda no diagnóstico Covid-19

O exame mais adequado para diagnóstico da infecção pelo Coronavírus (Sars-CoV-2) é o RT-PCR. Porém a radiografia pode ser uma boa opção para identificar a gravidade da infecção! Ao identificar de que maneira o pulmão está sendo acometido, o exame oferece novas possibilidades para o tratamento do paciente!

Tomografia no diagnóstico de Coronavírus

A tomografia também é uma alternativa no diagnóstico de Coronavírus. O exame pode descartar a presença de algumas pneumonias virais em pacientes com quadro de Covid-19.

Quando utilizar exames de imagem no contexto da Covid-19?

A primeira avaliação para diagnóstico é clínica, seguida pelo teste RT-PCR, porém, principalmente para pessoas internadas com o diagnóstico comprovado, o raio-x e a tomografia podem oferecer novas possibilidades!

Essas técnicas ajudam no acompanhamento do quadro, identificam a progressão da doença e seus efeitos no pulmão do paciente. 

O Raio-x e a tomografia são essenciais para conferir, no médio e no longo prazo, o estado de saúde dos pacientes com sequelas pulmonares.

Onde fazer exames de raio-x e tomografia para avaliar covid-19 na Região Metropolitana de Recife

Se um profissional de saúde recomendar exames de raio-x ou tomografia para você, escolha uma empresa com tradição e qualidade no atendimento. O Boris Berenstein oferece exames de imagem em toda a Região Metropolitana de Recife há mais de 30 anos! Temos unidades em Recife, Jaboatão, Olinda, Paulista e Cabo de Santo Agostinho para estar cada vez mais próximos de você. Clique aqui e converse com nossa equipe para saber tudo sobre nossos exames.