5 exames de rotina que pessoas maduras e idosas devem fazer

homem e mulher maduros com saúde e felizes

Mesmo sendo um processo natural, o envelhecimento ainda preocupa a população, já que ainda carrega o estigma do “velho, não pode fazer mais nada”. Mas não é bem assim, aproveitar a melhor idade com qualidade de vida é possível, mas requer cuidados. Quando a pessoa cuida bem da saúde mental e física, mantendo o hábito de ser acompanhado por um profissional de saúde e realizando check-ups regularmente, tudo fica mais fácil.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2023, o Brasil terá 3 vezes mais idosos do que hoje, ou seja, vai representar 18% da população nacional.

A expectativa de vida do público, somente nos últimos 30 anos, aumentou de 62 para 73 anos. Nessa conjuntura, faz-se mandatório que sêniores realizem exames de rotina de forma regular, a fim de diagnosticar doenças ou complicações, facilitando o tratamento. Por esse motivo, separamos 5 exames de rotina que pessoas maduras e idosas devem fazer. Vamos conferir!?

Hemograma

O hemograma ou, como é popularmente conhecido, exame de sangue é um dos mais essenciais. Por meio dele, o paciente pode identificar os níveis de colesterol no sangue, a presença de diabetes, anemia e o status de saúde cardiológica. É válido fazer com frequência, já que após os 50 anos, as doenças que afetam o coração são mais comuns.

Densitometria Óssea

A densitometria óssea é um exame de imagem que averigua a densidade da massa óssea. Fazendo uso de um aparelho de raio-X, o médico avalia a possibilidade de fraturas, bem como analisa a evolução da osteoporose e, por consequência, seu tratamento.

Mamografia

O câncer de mama é uma doença que acomete mulheres entre os 40 e 70 anos. É por meio da mamografia, digital ou tradicional, que é realizado o diagnóstico da mama, por meio de imagens que identificam a presença ou não de um tumor, tal como o seu desenvolvimento.

Eletrocardiograma

Esteja a pessoa em repouso ou atividade, o eletrocardiograma mensura a frequência cardíaca. Desse modo, é possível identificar cardiopatias, desde as mais simples até as mais severas, tais como arritmia, insuficiência cardíaca, pericardite e doença arterial coronariana.

Para a pessoa madura e idosa é um exame imprescindível, já que após os 40 anos, o organismo começa a passar por mudanças que levam à diminuição do desempenho do coração.

Exame de rotina da tireoide

Para diagnosticar modificações na tireoide, o exame de rotina é primordial. Na pessoa idosa, o cuidado deve ser redobrado, já que com o passar da idade, a incidência de hipotireoidismo, isto é, doença que afeta a produção hormonal da tireóide, aumenta. Em especial, nas mulheres que estão na menopausa.

Apesar de ser os 5 exames de rotina indispensáveis para garantir a saúde e o bem estar das pessoas maduras e idosas, o acompanhamento médico deve ser regular. Portanto, não deixe de agendar uma consulta periódica.