O que causa menstruação irregular e como tratar?

Apesar de ser um processo natural de mulheres, a menstruação nem sempre ocorre de maneira saudável e regular. E quando a menstruação não vem no período esperado, isso pode ser um sinal de que algo não está certo. Mas nós vamos te explicar um pouco mais sobre as possíveis complicações que envolvem uma menstruação irregular como tratá-la.

O que é menstruação irregular?

A menstruação é considerada irregular quando ocorre fora do intervalo de tempo normal ou quando há variações no fluxo menstrual. Por exemplo, quando o período menstrual não ocorre a cada 28 dias, como é comum na maioria das mulheres, ou quando o fluxo menstrual é muito leve ou muito intenso, sendo diferente do habitual.

O que causa menstruação irregular?

Existem diversas causas para a menstruação irregular, incluindo:

Estresse

O estresse pode afetar o ciclo menstrual, pois pode interromper a produção de hormônios responsáveis pela menstruação.

Distúrbios alimentares

A anorexia e a bulimia podem afetar o ciclo menstrual, pois a falta de nutrientes no corpo pode interromper a produção de hormônios.

Alterações hormonais

Distúrbios na produção de hormônios, como a síndrome do ovário policístico (SOP) ou a hiperprolactinemia, podem afetar o ciclo menstrual.

Uso de medicamentos

Algumas medicações podem afetar o ciclo menstrual, como antidepressivos e anticoncepcionais.

Doenças crônicas

Algumas doenças crônicas, como a diabetes e a doença inflamatória pélvica (DIP), podem afetar o ciclo menstrual.

Como tratar a menstruação irregular?

Para tratar, primeiro é importante fazer uma série de exames de rotina, como ultrassonografia transvaginal, para saber mais sobre como anda a saúde do sistema reprodutor e poder melhor orientar o tratamento da menstruação irregular. 

Para tratar, é importante saber sobre as causas subjacentes. Em alguns casos, como quando a causa é o estresse, a menstruação pode se regularizar sozinha ou com acompanhamento psicológico. Em outros casos, o tratamento pode incluir:

Medicamentos

Em alguns casos, o uso de medicamentos pode ajudar a regular o ciclo menstrual, como pílulas anticoncepcionais ou hormônios.

Estilo de vida saudável

Manter uma dieta saudável e equilibrada, praticar exercícios físicos e evitar o estresse pode ajudar a regular o ciclo menstrual.

Tratamento de doenças crônicas

A menstruação irregular pode ser um sinal de que algo não está certo no corpo feminino. Em alguns casos, um estilo de vida saudável pode ser suficiente para regular o ciclo menstrual, mas em outros casos, pode ser necessário o uso de medicamentos ou o tratamento de doenças crônicas

Mas, antes de tudo, identificar a causa subjacente é o primeiro passo para o tratamento. Por isso, você precisa de um atendimento de qualidade e diagnóstico de imagem preciso. Na hora de agendar seus exames de imagem, conte com as clínicas Boris Berenstein.